Fuscaria BH no Power Shopping Centerminas 24/06

APAIXONADOS PELO FUSCA INVADEM SHOPPING EM BELO HORIZONTE

Evento celebra oito décadas do carro popular mais charmoso do mundo

Uma paixão desenfreada, que mobiliza centenas de colecionadores e fãs somente na capital dos mineiros. Buscando reunir toda essa gente, Belo Horizonte sedia o primeiro encontro anual da FUSCARIA BH. Tida como uma das confrarias de proprietários de Fuscas mais ativas de Minas Gerais, seus diretores convidam fãs de carteirinha, colecionadores e curiosos para que compareçam ao estacionamento do Power Shopping Centerminas no domingo, 24 de junho, a partir de 9h.

Foi justamente no Dia Mundial do Fusca, um 22 de junho, que o mecânico Rafael Filgueiras, o Fella, e seus amigos Roberto Paulo e Fernando Martins decidiram dar início às atividades do grupo. Na mesma data, em 1934, os alemães, inventores do Fusca, começaram a  desenvolver o modelo. Mais de 80 anos depois, um grupo de mineiros se reunia para comemorar o acontecimento e levar essa paixão – de infância, para a maioria dos confrades – a um novo nível.  Hoje, a FUSCARIA BH já é referência para os entusiastas em todo o Brasil.

Os organizadores do evento contam que já houve diversas “fusqueatas” partindo da capital rumo a encontros Brasil adentro. Certa vez, a mineirada chegou a rodar mais de três mil quilômetros até o sul do país. “Graças a Deus, fomos e voltamos sem nenhum problema ou defeito mecânico”, recorda o colecionador Bernardo Fonseca.  Ele lembra ainda que, por onde passavam, as pessoas queriam saber para onde iam e  se os  valentes fuscas chegariam. Para ele “foi uma viagem inesquecível”.

O encontro do dia 24 promete ser um marco. Segundo os organizadores, a maioria dos eventos do gênero está concentrada no Rio e em São Paulo.  Minas, embora tenha grande potencial, tem ficado à margem. Cada vez mais, os entusiastas locais da cultura dos veículos refrigerados a ar sentem a necessidade de trazer para o estado um evento semelhante aos demais do país e entrar de vez no cenário nacional. O objetivo é o de sempre: divulgar e passar para as próximas gerações o amor pelos veículos.