Festival Musimagem 2019 21/11 a 24/11

Durante quatro dias, evento contará com instalação multimídia, concertos, palestras e workshops, além de receber e homenagear o compositor Christopher Young, autor de clássicas trilhas do cinema norte-americano, como Homem Aranha 3

A capital mineira servirá de palco ao fértil casamento entre sons e visualidades. De 21 a 24 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) recebe a quinta edição do Festival Musimagem, primeiro evento do país dedicado, exclusivamente, à música para imagem. Elaborado e produzido pela Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual (Musimagem Brasil), o Festival foi idealizado por Marcos Souza e conta com curadoria de Tim Rescala. Durante quatro dias, o público apreciará palestras nacionais e internacionais, oficinas para crianças e jovens, workshops, mesas redondas, debates e concertos especiais. Toda a programação é gratuita.

O Festival contará com atividades e temas os mais diversos, como formação, capacitação e valorização do profissional nos mercados regionais de audiovisual; mostra infantil Musimagem, com comentários das trilhas sonoras pelos compositores ao final das sessões; oficinas de criação musical; cursos de música para imagem em universidades e projetos sociais, mulheres compositoras para audiovisual, mercado de trabalho e marketing para compositores.

Dentre as participações internacionais, destaque para a palestra com Christopher Young, compositor de importantes filmes norte-americanos. Indicado ao prêmio Globo de Ouro, Young foi homenageado com o prestigioso prêmio Richard Kirk, no BMI Film and TV Awards de 2008. O músico também fará workshop para o público.

Outras atrações internacionais são Robert Townson (EUA), vice-presidente da gravadora de trilhas Varese Sarabande por mais de 30 anos e atual presidente da Robert Townson Productions, e Gorka Oteiza (Espanha), editor do site Soundtrack Fest, discutem o tema “Mercados internacionais para compositores de trilhas sonoras”.

No que diz respeito às novidades desta edição,o “Faça sua trilha sonora ao vivo” permitirá que jovens toquem ou cantem, ao vivo, com projeção de uma animação do Festival Animamundi, monitorados por compositores da Musimagem e pelo convidado especial, Mauricio Maas, do grupo Barbatuques, que participou da trilha dos filmes Rio 2 e O Menino e o mundo.

Todas as atividades do Festival Musimagem são gratuitas. Para as atrações realizadas no Teatro I, é necessário retirar senha de acesso com uma hora de antecedência, na bilheteria do CCBB. Já as inscrições para grupos de trabalho, workshops, palestras e mesas de debate devem ser realizadas no site oficial do Festival: www.festival.musimagem.com.

Programação:

21/11 – Quinta-feira 

17h30 às 19h30 – Tocando no Cine Odeon-RJ

Instalação multimídia com o piano de trilhas sonoras de Ernesto Nazareth no foyer do CCBB. Uma homenagem ao Cine Odeon-RJ, onde Nazareth tocou diversas vezes, animando o público que esperava o início de cada sessão de cinema, assim como o fez Villa-Lobos.

Concepção e direção artística da exposição: Tim Rescala

Foyer do Teatro I CCBB

19h30 às 21h – Concerto de Gala da Orquestra Ouro Preto

Regência: Tim Rescala

Orquestra Ouro Preto interpreta a música original do convidado internacional Christopher Young, como o sucesso do filme Homem Aranha 3Invasores de MarteDoce Novembro; e compositores brasileiros de filmes como Elis, dentre outros.

Teatro I

Distribuição de senhas na bilheteria 1h antes

 

22/11 – Sexta-feira 

10h às 12h e 14h às 19h – Tocando no Cine Odeon-RJ

Concepção e direção artística da exposição: Tim Rescala

Foyer do Teatro I

10h às 12h – Debate: Formação, capacitação e valorização do profissional nos mercados regionais do audiovisual

Musimagem – Felipe Radicetti (PR)

Musimagem – Mauricio Domene (SP)

Mediador: Zeh Netto (Presidente da Musimagem – RJ)

 Sala 206

14h às 17h – Oficina para Jovens

Faça sua Trilha Sonora ao vivo

Jovens poderão tocar ou cantar ao vivo com a projeção de uma animação do Festival Animamundi, monitorados por compositores da Musimagem e pelo convidado especial Mauricio Maas, do grupo Barbatuques, que participou da trilha dos filmes Rio 2 e O Menino e o mundo.

Oficineiros: Zeh Netto, Monique Aragão, Fernando Aranha e Mauricio Maas.

Teatro II

15h às 16h30 – Oficina Aberta: Coral em Cena

Os participantes desfrutarão da experiência de produzir, com suas vozes, diferentes trilhas para uma mesma cena. É possível fazer uma trilha sonora inteira apenas usando a voz humana como instrumento? Seria possível que, com a simples mudança de intenção numa execução, um grupo de vozes possam mudar todo o caráter de uma imagem?

Oficineiros: Monique Aragão, Mauro Perelmann, Mauricio Maas

Sala 206

17h às 19h – Debate: Mercados internacionais para compositores de trilhas sonoras: a música do cinema em Hollywood e na Europa

Robert Townson – EUA (Vice-presidente da gravadora de trilhas Varese Sarabande por mais de 30 anos e atual presidente da Robert Townson Productions) e Gorka Oteiza – Espanha (fundador e editor do Soundtrack Fest, um dos sites sobre trilhas sonoras mais acessados mundialmente).

Mediador: João Batista Melo

Teatro II

19h30 – Palestra com Christopher Young, homenageado desta 5ª edição

Renomado compositor americano de filmes como Homem Aranha 3A senha – SwordfishMotoqueiro fantasma – Ghost RiderA hora do pesadelo 2Invaders from MarsDoce novembroChegadas e partidas (The shipping news); dentre tantos outros. Indicado para prêmio Globo de Ouro, Young foi homenageado com o prestigioso prêmio Richard Kirk, no BMI Film and TV Awards de 2008.

Teatro I

23/11 – Sábado 

10h às 12h e 14h às 19h – Tocando no Cine Odeon-RJ

Concepção e direção artística da exposição: Tim Rescala

Foyer do Teatro I CCBB

10h às 12h – Workshop para compositores, com o convidado internacional Christopher Young (EUA).

Sala 206

11h às 13h – Oficina para crianças: Faça sua Trilha Sonora ao vivo

Crianças poderão tocar e cantar ao vivo, com a projeção de uma animação do Festival Animamundi, monitorados por compositores da Musimagem.

Oficineiros: Zeh Netto e Monique Aragão

Teatro II

14h às 15h30 – Workshop: Fluxograma de produção para Trilha Sonora

O compositor Alexandre Guerra apresenta ferramenta – CUEDB (Data Base de Cues online) – que adotou em projetos realizados para a HBO.

Teatro II

16h às 17h30 – Debate: Trilha Sonora e Projetos Sociais e o mercado de Minas Gerais

Como os projetos sociais podem utilizar as trilhas sonoras como ferramenta de carreira e transformação social?

Mediadores – Felipe Radicetti, Ricardo Petracca, Helder Quiroga, Vitor Santana e Barral Lima

Teatro II

18h às 18h30 – Academia Orquestra Ouro Preto interpreta trilhas sonoras clássicas do cinema no pátio interno do CCBB.

Pátio CCBB

19h30 às 21h – Concerto da Musimagem Brasil e entrega do prêmio Remo Usai

Concerto com obras interpretadas pelos compositores da associação Musimagem Brasil. Entrega do prêmio Remo Usai a Edino Krieger e Christopher Young.

Músicos e compositores:

Beto Villares

Alexandre Guerra

Marcelo Guima

Tim Rescala

Monique Aragão

Alberto Rosenblit

Sergio Canedo

Teatro I

Distribuição de senhas na bilheteria 1h antes.

24/11 – Domingo 

10h às 12h e 14h às 19h – Tocando no Cine Odeon-RJ

Concepção e direção artística da exposição: Tim Rescala

Foyer do Teatro I

10h00 às 12h00 – Oficina Aberta: Monte a música de uma cena e concorra ao Prêmio Musimagem!

Oficina de criação musical para imagens (montagem) com o público. O público escolhe trilhas, sons e climas sonoros, como pads e efeitos para sonorizar cenas.

Oficineiro: Zeh Netto

Requisitos: Cada participante deverá levar um tablet.

Teatro II

11h às 13h – Exibição: Mostra infantil Musimagem

Filmes para criança. Ao final da sessão, as trilhas sonoras serão comentadas pelos compositores.

Teatro I

14h às 15h – Oficina aberta: A Música para Imagem serve para quê?

O compositor Alberto Rosenblit vai deitar todo mundo no chão, para ouvir uma trilha sonora. O que ela traz? O que você sente ouvindo? Que imagens? Venha sentir e refletir para que serve uma trilha sonora. Oficina interativa com o público.

Oficineiro: Alberto Rosenblit

Teatro II

15h30 às 17h – Palestra Interativa: Como fazer o som de um filme?

designer de som e professor de Pro Tools, Fernando Aranha, mostra o passo a passo de como se faz e a importância da banda sonora, formada por “Música, Diálogo e Efeitos”. Serão abordados os princípios básicos e narrativos, por meio de sessão real de Pro Tools.

Palestrante: Fernando Aranha

Teatro II

17h às 18h30 – Oficina Aberta: Existe o casamento perfeito de música com imagem?

Apresentação de 10 filmes de publicidade sem som e dez trilhas musicais sem o vídeo. As trilhas pertencem aos comerciais, mas a turma tem que “casar” as trilhas com os comerciais.

Oficineiros: Zeh Netto e Marcelo Guima

Teatro II

19h30 às 20h30 – Palestra: As famosas trilhas de John Williams, como Star Wars e Harry Potter, filmes nacionais como Bingo e novelas de sucesso

Quer saber mais de trilhas famosas de que sempre gostou e não sabe como e por que foram feitas? Especialistas irão detalhar estas trilhas que marcaram gerações.

Palestrantes: Leandro Gardini, Beto Villares, Alberto Rosenblit

Teatro I

Data: 21 a 24 de novembro

Local: CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Ingressos: Entrada gratuita

Informações: www.festival.musimagembrasil.com


Adicionar Comentários

Clique para comentar