Festival Internacional de Fotografia – FIF 2017 no Memorial Vale 22/07 a 29/07

Exposição internacional, palestras, bate-papo com profissionais da área dentre outras ações que terão como foco o universo das imagens serão realizadas no Memorial Vale, dentro da programação do Festival Internacional de Fotografia – FIF 2017

3ª edição do Festival Internacional de Fotografia – FIF 2017 realiza uma série de ações no Memorial Vale a partir deste sábado (22/7). Uma delas é a Grande Exposição Internacional FIF 2017 que traz obras fotográficas de 28 artistas de 18 países e segue em cartaz até o dia 3 de setembro. A abertura da mostra será às 11h. Ainda no sábado, dentro da programação do FIF 2017, o Memorial Vale recebe, a partir de 11h30, palestra de Alexandre Sequeira e Will Nascimento que pretendem levar um pouco do contexto, pensamento e reflexões que geraram as imagens que compõe a exposição “A fotografia como estratégia de encontro”, em cartaz no Café do Memorial até o dia 3 de agosto. A entrada em todos os eventos do FIF 2017 no Memorial Vale é gratuita sujeita a lotação dos espaços.

GRANDE EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL FIF 2017

80 obras em fotografia e vídeo, de 28 artistas de 18 nacionalidades compõem a Grande Exposição Internacional do FIF 2017.  A mostra se baseia em desdobramentos das edições anteriores do festival e propõe uma reflexão sobre o contexto político que o Brasil e mundo estão enfrentandopartindo do pressuposto de que importância de compreender o papel das imagens nas construções políticas está diretamente ligada à possibilidade de criticá-las e recriá-las. “As imagens também nos habitam. Parte da nossa tomada de decisão, os valores que a gente constrói são atravessados pelas imagens que consumimos. E isso entra no campo da política”, afirma Guilherme Cunha, um dos curadores da exposição.

Entre os artistas selecionados estão Tatewaki Nio (Japão), Yann Gross (Suíça), Jayet Helene (França). A curadoria da mostra é dos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, idealizadores e coordenadores do FIF-BH, juntamente com Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP), professor da PUC Minas e curador do Memorial Vale; e  Patrícia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG.

“A FOTOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA DE ENCONTRO”

No sábado (22/7), também acontece um bate papo com Alexandre Sequeira e Will Nascimento sobre a mostra “A fotografia como estratégia de encontro”. As imagens desta exposição foram feitas durante residência do artista Alexandre Sequeira no espaço cultural Área Criativa, em Pedra Azul, em parceria com um grupo de jovens da cidade.  Estes jovens lançaram mão da fotografia como vetor capaz de promover plataformas de convívio e encontros reais entre os meninos e meninas dos diferentes bairros da cidade.

PALESTRAS

Entre os dias 25 e 29 de julho, o Memorial Vale recebe, como parte da programação do FIF 2017, cinco palestras com pensadores, professores, curadores e artistas, que juntos irão apontar questionamentos e propor reflexões sobre a produção imagética, suas influências na construção das diferentes visões de mundo e a forma como impactam as relações humanas.

Entre os convidados estão importantes nomes de diversas áreas como Nego Bispo, lavrador, escritor e ativista no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra; Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia da USP e colunista do jornal Folha de São Paulo; eHeloisa Starling, professora do Departamento de História da UFMG e coordenadora do Projeto República.

Terça, dia 25/07, às 19h30 – Heloisa Starling: “Projeto República: O papel das imagens na construção de políticas”

Quarta, dia 26/07, às 19h30  – Vladimir Safatle: “O Circuito dos Afetos”

Quinta, dia 27/07, às 19h30  – Philippe Jeandree: “Teoria da contingência: política contemporânea na intercessão com a fotografia”

Sexta, dia 28/07, às 19h30  – Nego Bispo: “A influência das imagens na trajetória das comunidades tradicionais”

Sábado, dia 29/07, às 19h30  – Piseagrama

EXPERIÊNCIA  DA IMAGEM

Também no Memorial Vale acontece a “Experiência  da Imagem”, um desdobramento da “Conversa com Artista” realizada nas edições anteriores do FIF. A iniciativa busca ampliar a conversa para outros profissionais que lidam ou trabalham com  imagens. A proposta é pensar as imagens em sua complexidade, com os seus diversos modelos de ensino, pesquisa, produção e circulação, e trazer experiências de trabalho de artistas, educadores, pesquisadores, gestores, dentre outros.  Nesta edição serão apresentadas seis experiências:

 

Terça, dia 25/07 às 18h  – Sílvio Frota (Idealizador do Museu da Fotografia – Ceará)

Quarta, dia 26/07, às 18h  – Francisco Valdean

(Coordenador do projeto Imagens do Povo / Observatório de Favelas, Rio de Janeiro)

Quinta, dia 27/07, às 18h  – Azu Nwagbogu

(Diretor de LagosPhoto, festival internacional anual de arte e fotografia – Lagos, Nigéria)

Sexta, dia 28/07, às 18h  – Elina Heikka

(Diretora do Museu Finlandês de Fotografia de Helsinki, Finlândia)

Sábado, dia 29/07, às 15h – Coletivo Trema

(Ganhador da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2015), em parceria com a revista ZUM e o Instituto Moreira Salles

Sábado, dia 29/07, às 16h30  – Anna Fox (Fotógrafa, graduada em Estudos Audiovisuais no Surrey Institute, Inglaterra)


FIF Universidade

Ação interdisciplinar que tem como objetivo gerar debates e produção de conhecimento através de painéis de discussão teóricas que abordarão o universo das imagens. Serão apresentados artigos em três painéis de debate. Para compor os painéis foram convidados três professores de diferentes universidades que vão atuar como curadores e mediadores. O FIF Universidade acompanha a programação principal do festival que está voltada para a reflexão sobre a produção imagética, as influências que promove no mundo e a forma como impactam as relações humanas, por meio do conceito: “A Política das Imagens”. Os artigos integrarão uma publicação digital com ISBN de caráter cultural.

Quarta, dia 26/07 às 14h  – Patrícia Azevedo e convidados

(artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG)

Quinta, dia 27/07, às 14h  – Anna Fox e convidados

(Fotógrafa, professora da UCA University for the Creative Arts , Inglaterra)

Sexta, dia 28/07, às 14h – André Azevedo da Fonseca e convidados

(professor e pesquisador no programa de Pós-graduação em Comunicação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL))

Palestra –  Grande Exposição Internacional FIF 2017

Data: abertura no dia 22/7, sábado (mostra fica em cartaz até 4/9)

Horário da abertura: 11h00

Visitação: horário de funcionamento do museu

Bate papo com Alexandre Sequeira e Will Fernandes – A fotografia como Estratégia de Encontro

Data: 22/7, sábado

Horário: 11h30

Palestras FIF 2017

Data: 25 a 29 de julho – terça a sábado

Horário: 19h30

Experiência  da Imagem

Data: 25 a 29 de julho – terça a sábado

Horário: conforme programação

Experiência  da Imagem

Data: 26 a 28 de julho – quarta a sexta

Horário: 14h

ENTRADA GRATUITA – sujeita a lotação.

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/