Festival Fartura Portugal no Espaço Espelho D´Água 14/11 a 17/11

Há três anos, o projeto Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as fronteiras nacionais e chegou à Europa. E entre os dias 14 e 17 de novembro, acontece a terceira edição do Festival Fartura Portugal, no Espaço Espelho D´Água. Com direção geral do empresário Rodrigo Ferraz, a programação reúne a mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”, uma mesa de conversa e almoços com os chefs brasileiros Flávio Trombino, de Minas Gerais, e Marina Araújo, do Ceará.

Para abrir o Festival, no dia 14 de novembro, às 10h, uma mesa de conversa pretende trazer um panorama da gastronomia brasileira e os elos de ligação com a cozinha portuguesa. Mediado pela curadora gastronômica do projeto, Luiza Fecarotta, o bate-papo terá a participação da portuguesa Teresa Vivas (activista à MESA Cultura Gastronomica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.

Um dos pilares do Projeto Fartura são as Expedições, que já rodaram todos os estados brasileiros e também algumas regiões de Portugal, com uma pesquisa profunda envolvendo a cadeia produtiva da gastronomia. O registro dessas viagens resultou em um rico material audiovisual, que estará na Galeria Espelho D’Água ao longo dos dias.

Ao visitar a exposição Fartura – Da Origem ao Prato, será possível fazer uma viagem pela diversa cultura brasileira, seus ingredientes, personagens e receitas. Dos sabores exóticos do Pará aos raros cogumelos do Paraná. Além de acompanhar a expedição realizada em Portugal, que passou pela Quinta do Medronheiro, pelo Arquipélago das Berlengas, pela região do Algarve, Beira Baixa, Serpa, Viseu, entre outras.

Os vídeos produzidos pelo Projeto Fartura já receberam vários prémios. Os mais recentes foram “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários”, no Festival ART&TUR, com o vídeo “O Mestra da Farinha”, entregue dia 25 de outubro em Lisboa. A produção vencedora tem realização de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta, com produção de Adriana Benevenuto.

PROGRAMAÇÃO
Festival Fartura
14 a 17/11 – Mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”.
Horário: das 11h às 24h.Visitação gratuita.
14/11 – Mesa de conversa, com Luiza Fecarotta (curadora do Projeto Fartura), Teresa Vivas (activista à MESA Cultura Gastronomica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.Horário: das 10h às 11h.
Entrada gratuita, espaço sujeito à lotação.
16/11, às 13h – Almoço com o chef Flávio Trombino
17/11, às 13h – Almoço com a chef Marina Araújo
Reservas:+ 351 213 010 510info@espacoespelhodeagua.com
Local: Espaço Espelho D´Água – Av. Brasília S/N, 1400-038 Lisboa, Portugal.
Informações:www.farturabrasil.com.br instagram.com\farturaportugalinstagram.com\farturabrasil