Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 08/07 a 23/07

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana comemora 50 anos com celebração da cultura local

Artistas locais têm lugar garantido na programação, mas artistas da capital também passam pelas cidades onde o evento é realizado

O tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes completa 50 anos com os desafios trazidos pelo atual cenário político e econômico do país. Com espírito de superação, o evento, que neste ano acontecerá entre 8 e 23 de julho, vem para relembrar sua história e homenagear os 150 anos do Zé Pereira do Club dos Lacaios. Além de manter viva a memória da construção cultural de Ouro Preto, o Festival celebra esta cidade, que recebeu o evento pela primeira vez em 1967.

Nesta edição comemorativa, o Festival está com um olhar voltado também aos distritos, assim como aos municípios de Mariana e João Monlevade, onde a Universidade Federal de Ouro Preto mantém seus campi. Para isso, foi organizada uma série de eventos e atrações nesses locais.

Na abertura do Festival, haverá um cortejo da agremiação do Zé Pereira, saindo de sua sede no bairro Antônio Dias e terminando na Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto. No encerramento, crianças de toda a cidade, com bonecos dos personagens do bloco — os “Zé Pereirinhas” —, também sairão pelas ruas para celebrar esse ícone da cultura local. Também estão previstas uma exposição sobre o Club em Mariana e oficinas na sede da agremiação.

Os artistas locais marcam forte presença na programação desta edição. O Centro de Artes e Convenções da UFOP vai receber uma feira de tradições populares, na qual os visitantes poderão conferir o trabalho dos artistas ouro-pretanos e de outros municípios da região. Também haverá corredores de cultura nos finais de semana, além de ocupações culturais nas ruas dos bairros Rosário e Antônio Dias.

Uma parceria vai, ainda, incluir na programação o Trem da Vale, que é uma forte atração tanto para moradores como para visitantes. Serão realizadas quatro viagens ligando as cidades de Ouro Preto e Mariana, com apresentações de música e teatro acontecendo nos vagões da locomotiva.

Acompanhe as novidades no endereço festivaldeinverno.ufop.br.

Adicionar Comentários

Clique para comentar