Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta 27/03 a 31/03

Foto em Pauta ocupa Tiradentes de 27 a 31 de março

As ruas da cidade mineira recebem exposições, palestras, workshops, lançamentos de livros e exibição de documentários na 9ª edição do Festival organizado pelo fotógrafo Eugênio Savio. Entre os nomes confirmados para as palestras estão Luciano Candisani, Pedro David, João Castilho, Scott MacLeay, Romy Pocztaruk Cristiano Xavier e o Coletivo NEFA

Em sua 9ª edição, o Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta deve receber cerca de 8 mil pessoas entre os dias 27 e 31 de março em programação gratuita, com exceção dos workshops, que estão com as inscrições abertas. Proporcionar novas experiências, troca de informações com autores significativos e crescimento profissional sobre a arte da fotografia, são os principais objetivos destacados pelo organizador Eugênio Sávio. “Neste ano faremos ainda uma ação em homenagem à Brumadinho e todos os mineiros que aqui trabalham incansavelmente”, afirma ele, que foi lembrado também no ano passado pela fotografia do jogador brasileiro Paulinho em “pose bailarina” durante a Copa do Mundo.   

Ao todo, cerca de 30 artistas participam da programação entre mostras, debates, workshops e atividades recreativas sobre fotografia. “Os cursos de qualificação visam estimular a produção criativa com a fotografia em diferentes possibilidades e explorar a fotografia na arte contemporânea e a capacidade crítica de criar novos mundos”, conta Eugênio. Intimista e inspirador pelas ruas charmosas da cidade, o festival possibilita ainda uma troca que vem se perpetuando desde a primeira edição que culmina com encontros entre calçadas com importantes fotógrafos e editores do universo fotográfico. “Não é incomum esbarrar com Maurren Bisiliat, Diógenes Moura e Vânia Toledo em vários momentos nesses dias”, completa o organizador.

A programação do evento, ainda sendo finalizada, contará também com lançamentos de mais de 20 livros de nomes como Eduardo Queiroga, Cristiano Xavier, Francisco Andrade, Guilherme Bergamini e Rita Barreto, projeções noturnas, atividades culturais e casas parcerias como da editora Vento Leste.

Data: 27 a 31 de março de 2018

Locais: Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, Rua Direita, nº168 – Tiradentes/MG

Inscrições para as oficinas: www.fotoempauta.com.br/festival2019/workshop/

Informações sobre o festival: www.fotoempauta.com.br/festival2019

Nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/fotoempauta/

Flickr: www.flickr.com/photos/fotoempauta/

Instagram: @fotoempauta

Twitter: https://twitter.com/fotoempautatwitter.com/fotoempauta/

Youtube: www.youtube.com/user/fotoempauta

Palestras confirmadas

QUARTA, dia 27, 20h

Abertura: Apresentação do projeto Foto em Pauta na Estrada, que visitou Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Com Bruno Magalhães, João Castilho e Pedro David.

QUINTA, dia 28, 18h

40 anos de interferência: Scott MacLeay conversa com Helena Leão e apresenta seu trabalho, concentrado principalmente na análise de pensamentos e sentimentos incursos em suas experiências pessoais.

QUINTA, dia 28, 20h

Terra em Transe: Diógenes Moura e Tiago Santana falam sobre o Solar Foto Festival, de Fortaleza, e a exposição Terra em Transe.

SEXTA, dia 29, 14h 

A Revista do Patrimônio: O Patrimônio do norte do Brasil: Marcela Bonfim (Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta) conversa com Paula Sampaio. Mediação de Célia Corsino (superintendente Iphan/MG)

SEXTA, dia 29, 16h 

Aline Motta – Jogo da Memória: No projeto de livro selecionado pela Bolsa ZUM/IMS, a artista une criação literária e pesquisa de imagens para tratar de sua história familiar, acompanhando parentes, como a tataravó Ambrosina Cafezeiro Gomes, que viveram no Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravatura. Usando fotos, textos e documentos, a artista pretende mergulhar no passado da família para narrar episódios entremeados por racismo, loucura e morte.

SEXTA, dia 29, 18h 

Romy Pocztaruk: A artista gaúcha apresenta seu percurso artístico em conversa com a curadora, pesquisadora e crítica de arte Júlia Rebouças.

SEXTA, dia 29, 20h 

Expedições fotográficas: Viagens e experiência: Cristiano Xavier conversa com João Marcos Rosa sobre a vida do fotógrafo viajante. Histórias e relações que são transformadoras em suas abordagens fotográficas da paisagem, natureza, vida selvagem e cultura.

SÁBADO, dia 30, 10h

Coletivo NEFA: Ana Sabiá, Dirce Körbes, Luciana Petrelli e Lucila Horn apresentam o trabalho desenvolvido em Florianópolis pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, dedicado a estudar, pesquisar e produzir pesquisas autorais em fotografia no campo da arte.

SÁBADO, dia 30, 12h

FOTOGRAFIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: Renato Soares apresenta o projeto Ameríndios do Brasil, mediação de André Vilaron (Iphan/Brasília)

SÁBADO, dia 30, 14h 

Fotografe Melhor: O editor da revista Fotografe Melhor, Sérgio Branco, apresenta o trabalho de Gisele Martins e Rita Barreto.

SÁBADO, dia 30, 16h

Mulheres do Mar: Luciano Candisani fala sobre o processo criativo por trás do seu ensaio fotográfico sobre as mulheres do mar, senhoras mergulhadoras da Coreia do Sul (todas entre 65 de até 90 anos de idade) que ainda afundam a dez metros de profundidade só com o ar dos pulmões. É uma tradição com mais de 400 anos de história. Esse trabalho é tema do filme Haenyo: a força do mar, em cartaz no canal natGeo e está prestes a sair em livro e exposição individual.

SÁBADO, dia 30, 18h

Prêmio Foto em Pauta: Gabriel Carpes, de Porto Alegre, vencedor do Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia apresenta o livro “Faltam Mil Anos de História”. O Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia é um prêmio para edição de livros de artistas brasileiros.  A realização é uma parceria entre o Foto em Pauta, a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora.