Festival da Vida – Mariana Viva 26/05 a 08/06

Música, teatro, oficinas, lazer, arte e culinária no Festival da Vida – Mariana Viva

Evento, com atrações gratuitas, cujo tema será a Campanha da Fraternidade 2022 – Fraternidade e Educação,   segue até junho. Nesta quinta(26) terá show com Diogo Nogueira 

Em meio à suntuosidade do Parque Estadual do Itacolomi, a pequena Mariana, com suas ruelas de pedra, fica ainda mais exuberante. A primeira capital do país, cidade mais antiga do estado de Minas Gerais, reconhecida pela arquitetura colonial que remete ao século XVIII, foi escolhida para receber os que amantes da cultura e das riquezas históricas que só o Brasil tem, em um encontro marcado nos meses de maio e junho: o Festival da Vida – Mariana Viva, edição 2022.

Idealizado pela saudosa produtora e curadora Maria Alice Martins, a pedido de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana de 1988 a 2006 que, à época, queria levar cultura de qualidade ao  marianenses, por meio de um evento totalmente gratuito, o Festival, cujo tema deste ano é  a Campanha da Fraternidade de 2022 –  “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, reunirá o que há de melhor na cidade, distante 16 quilômetros de Ouro Preto e a 140 quilômetros de Beagá: música com grupos de renome nacional e bandas locais, tradições folclóricas, apresentações cênicas infantis e adultas, oficinas, ruas de lazer, espetáculos de dança, cursos, palestras e feira de gastronomia.

O Festival da Vida, voltado às famílias, já ocorreu em cinco cidades do interior de Minas Gerais,  totalizando 24 edições. “Será um momento também para reverenciarmos Maria Alice, uma das vítimas do Covid, mulher maravilhosa, precussora de diversos projetos de extrema importância para Minas Gerais, que fez tanto pela cultura de nosso estado”, destaca o produtor cultural e organizador do evento, Rud Carvalho.

Entre as atrações, as ruas pequenas de Mariana serão palco de oficinas profissionaliizantes e de reciclagem, com o artista Léo Pilo, músicos e bandas locais, teatro, feira de arte e culinária, contação de casos nas escolas e concursos de redação. Acompanhado de música popular de qualidade, ao som de Toninho HortaDiogo Nogueira e artistas locais, com Acauã SouzaSílvia Gomes, Érica Curtiss  e Túlio Araújo.

“Sem dúvida, uma oportunidade para oferecermos, gratuitamente, atividades culturais e de entretenimento aos moradores de Mariana e região, o que é fundamental no despertar da consciência cidadã e das práticas sustentáveis”, reitera Rud Carvalho.

 Tudo isso num lugar que guarda relíquias e histórias em todos os cantos, onde se respira cultura, na primeira cidade projetada em Minas, marcada pelo círculo do ouro. Orgulho para seus mais de 61 mil habitantes, agraciados com belas paisagens naturais da região, de tirar o fôlego:  como a vista do Parque Estadual do Itacolomi e, nos arredores, as cachoeira da pequena Lavras Novas. Sem falar do passeio de Maria Fumaça, da  visita à Mina da Passagem do vaivém pelas ruas de pedras, igrejas católicas, museus e casarios.

Organização – O evento é realizado pela New View, Associação Livre de Cultura e Esporte (ALCE) e pela Prefeitura de Mariana. É apresentado pela Vale e patrocinado pela CEDRO. Apoiado pela SICRED e pela Mascarenhas Barbosa Roscoe, SENAC, Secretaria Estadual de Turismo e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mariana Viva convida Festival da Vida

PROGRAMAÇÃO:

FESTIVAL MARIANA VIVA –  26 de maio a 8 de junho

Quinta feira 26 de maio:

19h: Projeto Sarau de música é poesia – Toninho Horta e Petrônio Souza

Local: Cine Teatro Municipal

19h40 Apresentação do Percussão do Cria

Local: Praça da Sé

20h: Show com Diogo Nogueira

Local: Terminal Turistico de Mariana

Sexta feira 27 de maio:

19h: Banda LocalAcauã Souza

Local: Terminal Turistico de Mariana

20h30: Banda Anjos do Resgate

Local: Terminal Turistico de Mariana

bado: 28 de maio:

14h: Oficina para a região – Oficina de coleta e tratamento de bambu. Studio Becus – Flávio Negrão.

Local: Cachoeira de Brumado. Inscrições no site festivaldavida.com.br .

19h30: Show com banda local: Silvia Gomes

Local: Terminal Turistico de Mariana

20h30: Show com: Candonguêro

Local: Terminal Turistico de Mariana

Domingo: 29 de maio:

9h: Oficina para a região – Oficina de coleta e tratamento de bambu. Studio Becus – Flávio Negrão.

Local: Cachoeira do Brumado. Inscrições no site festivaldavida.com.br .

17h: Show Tulio Araujo & Projeto Dobradura

Local: Praça Gomes Freire

20h: Cantares a Maria.

Local: Igreja do Carmo

Sabado 4 de junho.

Festa do Divino Espirito Santo.

Local: Praça Minas Gerais

Domingo 5 de junho.

Festa do Divino Espirito Santo.

Local: Praça Minas Gerais

OFICINAS

6 a 8 de junho – 6 oficinas de reciclagem com Leo Piló em Escolas Públicas Municipais de Mariana – MG; 
Oficina Busca da Nova Consciência da Sustentabilidade nos dias atuais com Léo Pilo

6 escolas de municipais  de Mariana

Duração de 01h30

Data a definir

Público: crianças das escolas municipais de 9 a 10 anos

Frente às mudanças climáticas as quais estamos passando, que demanda de diversos aspectos do nosso cotidiano e com intuito de sensibilizar e convocar às crianças a  pensar e repensar atos e atitudes e junto com família e a escola com a finalidade de ver novas posturas para o equilíbrio do clima da terra. Prática expositiva com exercício prático ao final.

6 a 8 de junho – Contador de casos nas escolas de ensino público; 

Ações nas escolas de ensino público municipais de Mariana, com contador de caso e violeiro contando histórias da cultura e do folclore da região.

6 a 8 de junho – Concurso de redações nas escolas de ensino público; 

Concurso de redação proposto para a rede pública de ensino local com o Tema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Os alunos após recebimento das oficinas e contadores de caso serão convidados a escrever um conto com histórias tradicionais da região, lendas ou casos inventados. Estas redações serão analisadas por uma banca e os 3 primeiros lugares serão premiados.