Férias na Casa Fiat de Cultura 26/11 a 01/03

FÉRIAS NA CASA FIAT DE CULTURA TÊM A MARCA DA ITÁLIA

 Programação especial gira em torno da temática da imigração italiana, presente na exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história”, em cartaz

Nos meses de janeiro e fevereiro, a Casa Fiat de Cultura oferece uma série de atividades gratuitas para toda a família. A programação especial gira em torno da temática da exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 1º de março de 2020, que apresenta a forma como se deram os fluxos de migração da Itália para a América Latina, em especial, para o Brasil e a Argentina. Além de atividades que destacam a história desses países, serão lembradas tradições italianas como a confecção de máscaras de carnaval e de fantoches de palito e dedoches.

Durante o período de exposição, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura realiza visitas mediadas de grupos espontâneos (conforme disponibilidade) ou agendadas (pelo telefone 31 3289-8900), explorando a história da imigração e os contextos sociais da Itália, da Argentina e do Brasil, nesses 120 anos. Para os grupos agendados, será proposta a atividade “Árvore da Italianidade” que deverá construir, coletivamente, uma “árvore genealógica” da italianidade em Minas Gerais. “Nessa árvore, os visitantes poderão incluir o nome de familiares, palavras usadas no dia a dia, costumes, comidas que fazem parte de sua rotina e que, de alguma forma, tenham raízes na Itália. A expectativa é despertar essas conexões com o percurso de visitação e destacar, ainda mais, a presença italiana na nossa mineiridade”, explica a Coordenadora do Programa Educativo, Clarita Gonzaga.

No dia 12 de janeiro, entre 10h e 13h, o Programa Educativo propõe um Passeio Cultural pelos chamados “negócios de famílias” que existem em Belo Horizonte, com vínculos tradicionais que atravessam o tempo. Para esta atividade serão reservadas 20 vagas, com inscrições gratuitas pela Sympla. Entre os dias 8 e 26 de janeiro, de quarta a domingo, o público também poderá participar do “Ateliê de Férias: A Velha Befana” e confeccionar fantoches de palito e dedoches, inspirados pela Velha Befana – figura tradicional do folclore italiano, que distribui doces às crianças no início do ano, trazendo ventos de esperança e boas novas. Para esta atividade, a participação é livre, sujeita a lotação do espaço, com entradas às 10h30, às 14h e às 16h.

Em fevereiro, o “Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH” será inspirado no tradicional Carnaval de Veneza, na Itália, e apresentará três formatos de máscaras, à moda veneziana, para serem decoradas de acordo com a criatividade de cada participante, resultando em peças únicas e personalizadas. As atividades do ateliê vão ocorrer no período de 1º a 21 de fevereiro de 2020, aos sábados, domingos e feriados, com entradas às 10h30, para crianças até 10 anos e seus acompanhantes, e às 14hpara jovens e adultos. A participação também é livre, sujeita a lotação do espaço.

Exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”

De 26 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020

Curadoria: Cinthia Reis

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Atividades do Educativo

Passeio Cultural

12 de janeiro de 2020 – 10h às 13h

20 vagas – inscrições pela Sympla

Ateliê de Férias: A Velha Befana

08 a 26 de janeiro de 2020 – de quarta a domingo

Entradas às 10h30, às 14h e às 16h

Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH

1º a 21 de fevereiro de 2020 – sábados, domingos e feriados

Entradas às 10h30 e às 14h

Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Observação: nas atividades de Ateliê, crianças até 10 anos deverão estar acompanhadas por seus responsáveis; crianças até 05 anos deverão ser auxiliadas por seus acompanhantes durante as atividades; todos deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao uso de tintas, colas e outros materiais.

Casa Fiat de Cultura 

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

A Casa Fiat de Cultura estará fechada nos dias 23, 24 e 25 de dezembro e nos dias 30 e 31 de dezembro de 2019 e 1° de janeiro de 2020, devido ao recesso de fim de ano.

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

Facebook: @casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br