Exposição Vulcões, desertos, montanhas e mares 15/03 a 28/04

Beatriz Rauscher abre mostra de fotografias de paisagens no Centro Cultural UFMG

Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Vulcões, desertos, montanhas e mares”, da artista Beatriz Rauscher, na sexta-feira, dia 15 de março de 2019, às 19 horas. A mostra tem como fundamento indagações sobre a maneira a qual atribuímos significados aos espaços e lugares e poderá ser vista até o dia 28 de abril de 2019. Entrada gratuita. 

As paisagens físicas são objetos de interesse de milhares de pessoas em busca da experiência da natureza.A proposta desse conjunto de trabalhos foi colocar em evidência as distâncias e proximidades (físicas e conceituais) dos espaços onde se dá a experiência da paisagem. 

Os trabalhos expostos são compostos de séries de fotografias tomadas em diferentes lugares. Eles propõem aproximações entre lugares fisicamente distantes e levam o observador a questionar a experiência da natureza mediada pela imagem. Na perspectiva da imagem, é possível observar que a técnica, a história da arte, e ao mesmo tempo, a cultura das imagens, têm seu papel na construção das nossas percepções. Assim também é a fotografia de paisagem, mescla de subjetividade, acordo técnico e propagação cultural. 

O trabalho é o resultado parcial de pesquisa no campo da imagem, desenvolvido por Beatriz Rauscher na residência pós-doutoral na Escola de Belas Artes da UFMG. Para realização desse projeto, a artista diz que foi necessário abrir e examinar um grande conjunto de fotografias tomadas em diversas épocas e lugares, pensando o arquivo como gerador de grupos de temas amplos e subgrupos de assuntos mais específicos. Partiu-se da hipótese que rever fotografias de diferentes épocas permitiria “despertar” sentidos latentes e originários, assim como, produzir outros. 

Beatriz Rauscher, artista e professora em residência pós-doutoral em Artes e Tecnologias da Imagem na Escola de Belas Artes da UFMG. Foi bolsista em Paris na Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle. Produz trabalhos artísticos ligados às questões da espacialização em imagens impressas e imagens projetadas, atuando em exposições e com publicações nos seguintes temas: fotografia, imagem impressa, paisagem e poéticas urbanas. Tem realizado exposições individuais e coletivas de seus trabalhos em museus estaduais e universitários de diversas cidades brasileiras. Entre as exposições que participou estão: “Movimentos improváveis, o efeito cinema na arte contemporânea” no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ); “Ciudad Invadida / Cidade invadida” no Centro de Pesquisa Arte e Entorno da Universitat Politécnica de Valencia, Espanha; “En quête du lieu” na Galerie Michel Journiac – Centre Saint-Charles – Paris; “Fazer e desfazer a paisagem” no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – Porto Alegre; “Minas Território da Arte” no Palácio das Artes – Belo Horizonte; “A fotografia no acervo do MAC RS” Galeria dos Arcos, Porto Alegre; “Constelações”  na  Casa da Cultura da América Latina – Brasília. 

Exposição “Vulcões, desertos, montanhas e mares”
Artista: Beatriz Rauscher 
Abertura: 15 de março de 2019 | às 19 horas 
Visitação: até o dia 28/04/2019 
Terças a sextas de 10h às 21h 
Sábados e domingos de 10h às 18h 
Sala Experimentação da Imagem 
Entrada gratuita 

Contato
Beatriz Rauscher 
(34) 9 9927-9714 
beatriz.rauscher@gmail.com 

Serviço
Centro Cultural UFMG 
Av. Santos Dumont, 174 – Centro 
Belo Horizonte – MG 
(31)3409-8290 
https://www.facebook.com/centroculturalufmg

Adicionar Comentários

Clique para comentar