Exposição Tecituras na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl 16/03 a 13/04

O artista mineiro Alberto Guelman teve uma ideia que à primeira vista pode até parecer inusitada, mas o resultado são obras de grande apelo plástico, que se destacam pelas cores fortes, pela simetria, pelas linhas retas, que formam paralelas  e ângulos. Uma obra instigante. Sem tintas e pinceis, ele usou material atípico para construir e criar suas telas.

Movido a desafios, a exposição “Tecituras”, que apresenta na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl, na Rua Santa Catarina, 1155, no período de 16 de março a 13 de abril próximo, é resultado do embate a que se propôs. “Tenho visitado galerias e museus no Brasil e no mundo, e nunca vi nada parecido com a minha obra. O tecido já foi usado por diversos artistas, mas nada se compara à minha arte”, diz, acrescentando que não utiliza telas convencionais. Nos chassis é o próprio tecido, no caso o cetim, que se transforma em obra de arte, numa composição de cores e versatilidade.

Guelman mescla faixas de cetim combinando tonalidades fortes, justapondo, em alguns trabalhos, as rendas, o couro ecológico e o veludo de seda. As variações são diversas e nos encantam. O brilho do tecido, motivo pelo qual optou pelo cetim, enobrece a criação e enche os olhos do espectador. A incidência da luz cria nuances, que transformam a obra dependendo do ângulo em que é observada.

Com formação acadêmica em Engenharia Civil, Alberto Guelman tem predileção pelas linhas retas. “São as retas que me fascinam. Com elas, podemos criar as mais diversas formas, com liberdade, leveza e simetria”, diz. Essas características ele as encontrou nas faixas de 15 cm de largura dos cetins, que foram usados sem qualquer manipulação por parte do artista. “Apenas exploro a sua versatilidade”.

A exposição “Tecituras” será aberta no dia 16 de março, de 10 às 18 horas, na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl, dentro da programação do movimento “10 Contemporâneo”, que integra as dez  das maiores galerias de arte de Belo Horizonte, que trabalham essencialmente com arte contemporânea.

A mostra estará aberta à visitação do público até o dia 13 de abril, de segunda a sexta-feira, de 9 às 18 horas, e aos sábados, de 9 às 13 horas.

Artista: Alberto Guelman

Onde: Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl

Endereço: Rua Santa Catarina, 1155 – Lourdes – Belo Horizonte

Abertura: dia 16 de março, de 10 às 18 horas

Período de exposição: 18 de março as 13 de abril, de segunda a sexta, de 9 às 18 horas; aos sábados, de 9 às 12 horas

Mais informações:

galeriabeatrizabiacl.com.br

galeriabeatrizabiacl@gmail.com

(31) 3291.2101

(31) 99311.1254

Adicionar Comentários

Clique para comentar