Exposição Poderosas no Outubro Rosa do Hospital da Baleia 24/10 a 24/11

Exposição fotográfica de pacientes oncológicas resgatam autoestima das mulheres em tratamento

Ao serem fotografadas como modelos, pacientes recuperam a vaidade perdida pelos efeitos colaterais do tratamento do câncer

 Mais uma ação do Hospital da Baleia – referência no tratamento oncológico em Minas Gerais – para marcar o Outubro Rosa: a Exposição Poderosas, com vinte fotografias preta e branca, em tamanho 40 por 60 centímetros, de mulheres em tratamento de câncer, estará nos corredores do Hospital, entre os dias 24 de outubro a 24 de novembro.

As fotos incentivam as mulheres a enxergarem sua beleza e se tornarem protagonistas de suas histórias. O objetivo da exposição no Hospital é despertar nas pacientes o interesse e desejo de fazer o ensaio fotográfico – que é gratuito. O ensaio fotográfico permite às mulheres, muitas vezes fragilizadas pela doença, um empoderamento interior, o desejo de lutar pela cura e a vontade de se enxergar bela.

O Projeto Poderosas busca, desde 2016, romper as barreiras do preconceito e tabus causados pela doença, mostrando que a beleza da mulher não está na aparência física. Atualmente sessenta e três mulheres já foram fotografadas. O lançamento no Hospital da Baleia será dia 23/10, quarta-feira, na Unidade Antônio Mourão, onde fica localizado o Ambulatório de Oncologia, às 10h, e contará com a presença de mulheres já fotografadas e os realizadores do projeto.

Partindo da perspectiva de que o poder está na autonomia de cada mulher, o fotógrafo Alexandre Rust, por meio do seu olhar sensível e ousado, criou o Projeto Poderosas, revela ao mundo a força e a verdadeira beleza das mulheres que são vítimas do câncer de mama e outros. Rust vivenciou a experiência de ter na sua família, mulheres vítimas da doença. Por um determinado tempo, acompanhou a própria mãe durante seu tratamento. A fotografia é capaz de captar a beleza feminina e, sobretudo, despertar nas mulheres a autoestima muitas vezes escondida pela descoberta do câncer. Com essa troca, fotógrafo e modelo despertam nas muitas mulheres em tratamento oncológico o protagonismo.

 Hospital da Baleia

Instituição filantrópica há 75 anos pautada no atendimento humanizado e na excelência dos serviços de saúde. Anualmente, são mais de 600 mil procedimentos médicos, a maioria deles via Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de 88% dos municípios mineiros. O Baleia possui centros de referência em Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (com ênfase na Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediátrico, Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare).