Exposição Pirajá de Renato Morcatti 24/06 a 14/08

“Pirajá” é a primeira exposição individual do escultor e desenhista belohorizontino Renato Morcatti. A mostra, que teve sua exibição inaugural em Brasília, no Museu Nacional da República, chega agora à cidade natal do artista. A partir do dia 24 de junho, o trabalho vai ocupar três salas do piso térreo do CCBB-BH, reconfigurado especialmente para se alinhar à arquitetura e às especificidades do prédio tombado.

Trata-se de um conjunto de objetos cerâmicos de pequenos formatos realizados em três técnicas distintas – o entalhe, a modelagem e a fundição –, queimadas na técnica Bizen, que foi introduzida em Minas pela artista Toshiko Ishii. Acostumado a criar com materiais diversos – madeira, argila, cimento, aço etc –, Morcatti incluiu a cerâmica em seu repertório escultórico nos últimos três anos, um tanto instigado pelo desafio que surgiu de conversas com a ceramista Erli Fantini. “Pirajá” é justamente o resultado dessa incursão pela técnica da cerâmica.

A mostra é composta por três séries: “Entre”, “Nós” e “Segredos”. Cada uma delas é feita de múltiplas pequenas peças que, dispostas em conjunto, alcançam a intenção do discurso do artista. “Eu sou um artista escultor e desenhista, logo, quando vejo a escultura, enxergo também o desenho dela.

 

Visitação de 24 de junho a 14 de agosto de 2017 (quarta a segunda, das 9h às 21h).

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB-BH (praça da Liberdade, 450, Funcionários).

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO: 31 3431-9503 | www.bb.com.br/cultura Entrada gratuita P