Exposição Paralimpsestos: A Poesia das Cores 10/05 a 01/07

O Museu Inimá de Paula recebe, a partir do dia 10 de maio, a exposição “Palimpsestos: A Poesia das Cores”, que apresenta obras do artista mineiro Antônio Torres. São aproximadamente 18 trabalhos em uma técnica que deixa de lado os materiais mais tradicionais, como pincel e tinta. Ele parte do risco, utilizando a técnica da colagem, para criar peças poéticas e marcadas pela riqueza das cores e dos detalhes.

Material aparentemente frágil, o papel é à base da obra de Torres. Com ele, o artista chega a um resultado que brinca com o olhar do espectador. Parecem pinceladas, mas ao chegar perto é possível ver as sobreposições de papel. Em suas obras, a aproximação é mais do que fundamental.

Em uma base de Eucatex (chapas de fibra de madeira), Torres traça o desenho e preenche toda a superfície com cola, cobrindo-a com o papel na cor desejada para cada detalhe. Após a secagem, todo o papel é arrancado, deixando na superfície somente uma base colorida de modo irregular e espontâneo. Quanto mais forte quiser o colorido, mais vezes repete o processo. Dessa forma, cria-se a ilusão de que houve uma mistura de cores semelhante a um trabalho feito com tinta.

A obra se completa pelo olhar do visitante. Em seu universo criativo, a palavra de ordem é desafio. “Ao colar e arrancar o papel para construir o motivo, não há um controle do que deve ficar ou sair da superfície. Tudo funciona numa sedimentação casual e, se o resultado não me agrada, eu repito a colagem quantas vezes forem necessárias, sobrepondo as camadas”, expõe Torres.

O artista mineiro confessa que teve como grande inspiração Inimá de Paula (1918-1999). Se analisar a obra de Torres, ela realmente se aproxima das pinceladas de Inimá. O Museu Inimá de Paula tem sua manutenção patrocinada pelo Banco Santander através de incentivos da Lei Rouanet.

Sobre o Artista

Antônio Torres nasceu em Mutum (MG), em junho de 1962 e começou o trabalho com artes plásticas em 1977. Sua obra passou por muitas etapas e processos até chegar ao atual trabalho feito com colagem. O artista iniciou sua carreira fazendo quadros com tinta a óleo e, mais tarde, desenvolveu uma série desenhos feitos com lápis aquarelado. Independente do material usado nos processos de criação, uma característica notável nas obras de Antônio Torres sempre foi o trabalho e a preocupação com as cores.

 

Data da exposição: 10/05 a 01/07

Terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 18h30

Quinta: 12h às 20h30

Domingos e feriados: 10h às 16h30

Entrada Franca