Exposição Nasci de nOvo da artista mineira Érica Lorentz até 20/01

Exposição “Nasci de nOvo”, da artista plástica Érica Lorentz, segue em cartaz no Museu de Arte e Ofícios até o mês de janeiro

A artista plástica mineira Érica Lorentz segue em cartaz com a exposição “Nasci de nOvo”, em que apresenta 29 trabalhos inéditos que traduzem as dores, fracassos, medos, inseguranças, frustrações e outras ignições do universo feminino. A mostra tem curadoria de Esther Mourão (Ticha) e reúne fotografias, aquarelas, colagens, pintura de acrílica em tela, assamblage, objetos e impressão digital, que imprimem as vivências da artista e provocam no observador uma autocrítica.  “Essa exposição me abre as portas para entrar no lugar onde sempre estive, e espero trazer mais mulheres para esse contexto de reflexão e renascimento”, explica Érica.

Para Ticha, curadora da mostra, Érica Lorentz desafia a si mesma por meio de obras que resgatam memórias afetivas, de percepções potentes do feminino e pelos conflitos de seu trânsito entre realidades distintas. “Érica registra tudo com intensidade em seu processo criativo. E a curadoria criou um eixo entre as narrativas percebidas por meio de diálogos com a artista e as obras selecionadas, possibilitando, assim, a construção de uma linha onde o espectador vai se encantando e se surpreendendo com o “renascer” e o ressignificar da artista”, define a curadora.

Na definição de Érica, “Nasci de nOvo” usa a arte como um lugar para ressignificar os traumas e se refazer para escrever novas páginas. “Objetos sem utilidade e dores camufladas me serviram de inspiração. A boneca Barbie, que antes era símbolo de perfeição inatingível, agora se transforma em sinônimo de liberdade e maturidade. Está tudo impresso em cada obra, em cada pintura, desenho, escultura, bordado, poema e dança. Com tudo passado a limpo comigo mesma, ressignificando e transformando, me refaço, de novo e uma nova página posso escrever”, define.

Até 29 de janeiro/2022.

Museu de Arte e Ofícios – Praça Rui Barbosa (praça da estação), 600 – Centro, Belo Horizonte

Visitação: quarta a sexta-feira, das 11h às 16h. Sábados, das 09h às 17h

Gratuita