A Galeria Beatriz Abi.Acl (Rua Santa Catarina, 1155, Lourdes, Belo Horizonte) participa do movimento 10 Contemporâneo, que reúne dez renomadas galerias de Belo Horizonte que trabalham essencialmente com arte contemporânea. No próximo sábado, 2 de setembro, essas dez galerias estarão promovendo simultaneamente exposições em suas sedes. A Galeria Beatriz Abi.Acl abre ao público, nesse dia, às 10 horas, exposição da premiada artista plástica Mariza Trancoso.
Com o sugestivo nome “Mariza, seus anjos, suas meninas, figuras e abstratos”, a mostra reúne trabalhos de quatro séries da artista, produzidas em épocas distintas.
Os “Anjos” foram pintados há mais de 20 anos, quando a pintora decidiu construir uma casa nas redondezas da bucólica Serra da Moeda. Foi lá que nasceram seus anjos sem qualquer resquício barroco. Os anjos que povoam suas telas estão inseridos no cotidiano, acompanhados de animais, se divertindo. Eles tocam música, brincam e se deliciam comendo frutas. “Foi um parêntesis na minha vida de pintora”, diz a artista.
Já para a série “Meninas”, Mariza buscou inspiração no mestre espanhol Diego Velasquez, de quem é admiradora incondicional. Regressando de uma viagem à Espanha, Mariza foi, como ela diz, costurando suas memórias de infância no interior de Minas Gerais com a simbologia do Século XVIII e as obras de Velasquez. Não se trata de uma interpretação ou de uma releitura. “Quis fazer uma analogia, e daí surgiu a série ‘As Meninas de Mariza’, conta ela.
Integram também a mostra obras figurativas da série ID, pintadas no início dos anos 2.000, e obras abstratas, nas quais ela utilizou técnica mista (pintura e colagem) em suas criações datadas de 2016 e 2017.
Mesmo nas grandes telas abstratas, Mariza Trancoso se diz uma pintora essencialmente figurativa. “Aqui não tem a figura humana, mas tem a presença do ser humano, através de seus resíduos, as marcas de sua passagem no mundo”.
Para a galerista Beatriz Abi.Acl, promover uma individual de Mariza Trancoso, mostrando uma pouco de sua trajetória artística, é uma honra para a galeria. “Não temos a pretensão de faz uma retrospectiva, mas nosso objetivo é mostrar o talento de uma das artistas mais premiadas de nosso Estado e a sua capacidade de transitar por diferentes temas”, destacou.
10 CONTEMPORÂNEO
Pela primeira vez na história, 10 galerias de renome se unem e se toram uma grande potência no mercado da arte contemporânea do país. O maior acervo e portfólio de artistas, com representatividade em todo o Brasil.
O Contemporâneo tem seu ponto de partida com um circuito de mostras inéditas, Abertas em cada galeria, no mesmo dia e horário, trazem a Belo Horizonte uma importante agenda de exposições. Mais que promover a cultura, o projeto atua na difusão da arte, na formação de novos públicos, no fomento do mercado. Voltar os olhos do Brasil para Minas Gerais, mostrar a grande potência que, juntas, essas galerias representam.
Fazem parte do movimento as galerias: AM Galeria, Beatriz Abi.Acl, Celma Albuquerque, Dot.Art, Lemos de Sá, Manoel Macedo, Murilo Castro, Orlando Lemos, Quadrum e Studo Cícero Mafra.
Artista: Mariza Trancoso
Onde: Galeria Beatriz Abi.Acl – Rua Santa Catarina, 1155 – Lourdes – Belo Horizonte – MG
Abertura: 2 de setembro, de 10 às 18 horas
Até quando: até 30 de setembro
Informações:
Telefone: 31 3291.2101
Adicionar Comentários