Exposição AUTORRETRATO de Ernane Alves 31/01 a 02/03

Centro Cultural Lígia Belisário apresenta mostra retrospectiva de Ernane Alves

Centro Cultural de Pedro Leopoldo receberá mostra retrospectiva do artista-plástico, ator e cineasta Ernane Alves.

15 anos depois de sua última exposição em PL, o festejado artista Pedro-leopoldense Ernane Alves volta a sua terra natal comexposição retrospectiva composta por Pinturas, Desenhos, Gravuras e Polaroids.

A mostra AUTORRETRATO reúne obras do artista desde 2001 até 2020 e apresentará diálogos entre cultura pop por meio de pinturas, gravuras, a fotografia instantânea (como plataforma artística) e o comportamento individual na atualidade com as novas tecnologias; além de um experimento pelo universo do desenho, plataforma a qual Ernane desempenha com especial destreza.

Na atualidade um dos hits mais populares da indústria cultural digital é a chamada selfie, um autorretrato feito por meio de celular que virou mania mundial. Em suma, a pessoa vira a câmera do telefone para o próprio rosto e click! Logo a imagem é replicada indiscriminadamente nas redes sociais. Isso a todo momento. Autorretratar-se sempre foi uma prática muito comum entre pintores e fotógrafos. Nos dias de hoje, é hábito de qualquer um com um celular à mão. Em quaisquer plataformas, essa ação de autorretratar-se é, em suma, o exercício de autoimagem. Contudo, atualmente temos à disposição as novas tecnologias, que sempre estão se reinventando.

A exposição AUTORRETRATO traz uma discussão acerca da banalização autoimagem que vivemos em “tempos digitais”. Alves registrou ao longo dos anos com a câmara instantânea anônimos e, também, o processo criativo de grandes nomes da cultura como: Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Rodrigo Robleño (ex-Cirque du Soleil), Fernando Pacheco (artista-plástico), Cris Guerra (escritora e consultora de moda), entre outros.

Ernane Alves que nunca havia falado publicamente acerca do seu diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), agora abordará o tema do Autismo no seu trabalho. Em abril deste ano, a convite da BH Airport, o artista lançará uma mega exposição no Aeroporto Internacional Tancredo Neves onde o Autismo será representado em pinturas inéditas. Inclusive, duas dessas pinturas serão apresentadas com exclusividade em Pedro Leopoldo durante a mostra AUTORRETRATO.

“Tenho observado que muitas pessoas preferem a imagem à coisa real, a cópia perfeita (e manipulada) ao original (com suas naturais imperfeições), a representação à realidade… Em suma, a ilusão aumenta para a verdade diminuir. E isso ganha força num mundo virtual, paralelo e um tanto mentiroso.” Comenta Ernane.

Vernissage: 31 de janeiro de 2020 às 18 horas

Exposição aberta ao público: 31 de janeiro a 02 de março de 2020

Onde: Centro Cultural Lígia Belisário, Centro, Pedro Leopoldo

Os Créditos das fotos: Fábrica de Retratos Comunicação