Home




Domingo, 21 de Dezembro
Fale Conosco Comprar Últimos Sorteados Incluir Evento Incluir Estabelecimento
  Baladas Eventos Cinema Onde ir Turismo   Fotos
Consciência Negra

Durante o mês de novembro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Circuito Cultural Praça da Liberdade) realiza - em vários dos seus espaços - atividades para comemorar o Dia da Consciência Negra no Brasil (oficialmente celebrado no dia 20). A ação integrada entre os Setores de Coleções Especiais, Braille e Referência e Estudos oferece ao público exposições, palestras e uma contação de histórias que, além de homenagearem a causa, também contribuem para elucidar e evidenciar a influência das tradições e costumes africanos na formação da cultura brasileira.

Exposições

No Setor de Referência e Estudos (Anexo Professor Francisco Iglesias – 3º andar) acontece a exposição “Em Destaque”, que mostra livros, recortes de jornais e outros materiais sobre a cultura afro-brasileira. Com o objetivo de incentivar a leitura e a pesquisa, a exposição é aberta, ou seja, os livros podem ser consultados. A mostra termina no dia 30 de novembro.

A exposição “África, que te quero África”, que está sendo realizada no hall do Setor de Coleções Especiais, apresenta livros que retratam a influência da cultura africana no Brasil – desde o período colonial até os dias de hoje – além de diversas ilustrações e gravuras, inclusive sobre o período da escravidão. A mostra segue até o dia 20 deste mês.

Contação de Histórias

A “Trupe Maria Farinha” apresenta no dia 19, às 19 horas, no Teatro da Biblioteca, o espetáculo “A Canção dos Homens: Contos Africanos”. Na voz de Sandra Bittencourt e na percussão de Babu Xavier, a contação de histórias mostra ao público um rico acervo contendo o referido tema, e busca valorizar a identidade e a auto-estima de diversas etnias que carregam as marcas de um passado cheio de opressão, discriminação racial, luta, cantos, lamentos e influência musical.

Palestras

No dia 20 de novembro, a partir das 15 horas, serão realizadas duas palestras na Sala de Cursos (Anexo Professor Francisco Iglesias – 2º andar). Na primeira o tema é “O discurso verbal e iconográfico sobre o negro no livro didático”, com o palestrante João Bernardo. Pela UFMG, o professor é graduado em História e mestre em Educação. Leciona no Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH e é professor convidado do Programa de Pós Graduação Lato Sensu - PREPES – PUC Minas em disciplinas relacionadas a história da África e cultura afro-brasileira.

Na outra palestra o tema é “Gênero e raça no cotidiano escolar: vivências, avanços e desafios”. Quem ministra é Luana Diana dos Santos, professora da Rede Pública Estadual de Ensino e especialista em estudos africanos e afro-brasileiros pela PUC Minas.

Ao final das palestras haverá apresentação do grupo de percussão “Arautos do Gueto”.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (31)3269-1209 e (31)3269-1235 ou pelo email mineiriana@cultura.mg.gov.br . Haverá emissão de certificado de participação.

Local: Setor de Referência e Estudos – Anexo Prof. Francisco Iglésias – Rua da Bahia, 1.889 - 3º andar

Data: 10/11/2012 à 30/11/2012
Horário: Segunda a sexta-feira - 8 às 20 horas / sábados - 8 às 12 horas
Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Info venda: (31)3269-1232
Preço: Entrada Franca

 
Espetáculos
Eventos
Salas de Teatro



| ANUNCIE AQUI | ENTRE EM CONTATO | ÚLTIMOS SORTEADOS | PARCERIAS |
Copyright 2008 - Agenda BH - Todos os direitos reservados.