Home




Segunda, 16 de Janeiro
Fale Conosco Comprar Últimos Sorteados Incluir Evento Incluir Estabelecimento
  Baladas Eventos Cinema Onde ir Turismo   Fotos
Adriana Banana e Clube Ur=H0r

Uma das mais atuantes artistas da dança mineira, a coreógrafa Adriana Banana, apresenta o processo de criação de seu novo espetáculo, kronosmaterial (com estréia prevista para agosto) na próxima sexta-feira, dia 13 de junho, dentro do programa Observatório, no Espaço Cultural Ambiente. A apresentação será uma oportunidade para que o público veja o material e a forma de trabalho e de criação da coreógrafa. O programa Observatório é patrocinado pela Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e foi o vencedor do prêmio Klaus Vianna 2007.

kronosmaterial

O novo trabalho de Adriana Banana/Clube Ur=Hor, kronosmaterial, conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e tem sua estréia prevista para agosto, em temporada de três finais de semana – 01 a 17, sexta a domingo – no Espaço Cultural Ambiente. Em kronosmaterial vida e história estão condicionadas a natureza de irreversibilidade do tempo. Para criar esta concepção, Adriana Banana parte de conceitos transversais, que vão da arte à ciência, baseando-se nos estudos do químico russo Ilyia Prigogine, vencedor do Prêmio Nobel de química. Prigogine demonstrou que não é possível retornar no tempo e que o futuro é uma lógica constante, sem a possibilidade de retorno. Essa abertura é o que faz com que seja possível a emergência de novas formas.

No Observatório, Banana apresentará o processo de criação do novo espetáculo, uma exposição do cotidiano de trabalho na criação e construção coreográfica. Será uma oportunidade para que o público veja o material utilizado em kronosmaterial, a elaboração da coreografia, preparação corporal, imagens, sonoridades, teorias e idéias que nutrem este processo. As dançarinas Lívia Rangel e Karina Collaço, ex-bailarina da Cena 11 Cia de Dança, fazem parte dessa nova montagem e estarão no palco, apresentando todo o processo, juntamente com Adriana Banana.

Adriana Banana /Clube Ur=H0r
Idealizadora, realizadora e diretora artística do FID – Fórum Internacional de Dança, desde sua primeira edição em 1996, Adriana Banana começou sua formação como dançarina de balé e dança moderna na Escola do Grupo Corpo de 1987/1992. Em 1993/1994 cursou dança contemporânea na Amsterdam Danswerkplaats (Amsterdam - Holanda), tendo como professores nomes como Anouk Van Dyke, Donald Fleming e Ursula Schmidt. Adriana também estudou na Trisha Brown Dance Company (Nova Iorque/ EUA) no ano de 2001.

O Ur=H0R não vem precedido da palavra "grupo" ou "companhia" por se tratar de uma proposta de trabalho inter e trans-disciplinar. Sendo assim, posteriormente, denominou-se Clube Ur=H0R a fim de abranger profissionais de diversas áreas que desenvolvessem pesquisa com pontos de interesse em comum e quisessem se associar a essa proposta artística e dentro de uma ética de colaboração.

O comprometimento com a pesquisa e o perfil investigativo dos trabalhos desenvolvido por Adriana Banana e seu Clube Ur=Hor têm sido reconhecido no panorama da dança contemporânea nacional. O enfoque do Clube Ur=H0r é a dança contemporânea, entendida aqui como reflexão e produção de conhecimento. Suas cinco coreógrafas associadas (Adriana Banana, Luciana Gontijo, Margô Assis, Thembi Rosa e Renata Ferreira) produziram um total de 13 obras coreográficas entre o período de 1997 a 2007.

Data: 13/06/2008 à 13/06/2008
Horário: 20h.
Local: Espaço Cultural Ambiente
Info venda: (31) 3227-7331 www.mercadomoderno.com.br
Preço: R$2,00

 
Espetáculos
Eventos
Salas de Teatro



| ANUNCIE AQUI | ENTRE EM CONTATO | ÚLTIMOS SORTEADOS | PARCERIAS |
Copyright 2008 - Agenda BH - Todos os direitos reservados.