Espetáculo Victor, O menino selvagem 08/09 e 16/09

O teatro de sombras gera, há séculos, um fascínio em crianças e adultos com movimentos e ilusionismos que são capazes de transportar o público ao mundo mágico da imaginação. No dia 8 de setembro, o Festival Artes das Vertentes, com parceria da Aliança Francesa e Sesc Palladium, traz essa magia para a capital mineira, com o espetáculo “Victor, O menino selvagem” (Victor, L’enfant Sauvage), da Companhia Zaï. A apresentação acontece no Grande Teatro do Sesc Palladium, às 17h.

            Já no dia 16 de setembro, às 15h, no Teatro do Minas Tênis Clube a Aliança Francesa proporciona um momento único a diversos alunos da rede pública. A escola de língua e maior entusiasta da cultura francesa em Belo Horizonte realiza uma sessão fechada do espetáculo especialmente para esse público, em uma parceria com o Festival Artes Vertentes e Centro Cultural do Minas Tênis Clube.

            Com direção de movimento e atuação de Arnaud Préchac e participação de Gildas Préchac, o espetáculo traz a história do menino Victor que é abandonado em um mundo abstrato, com ares de sonho. Nesse universo, ele encontra seres fantásticos e criaturas selvagens, como um monstro gelatinoso, um conjunto de pedras loucas e uma mágica bola verde, elementos que povoam uma floresta com vida própria e seu mundo subterrâneo.

            A montagem traz interação de material ilustrativo, projeções e a sombra do ator, além do uso de técnicas circenses, como o mastro chinês. Paralelamente ao jogo de sombra e luz, múltiplas composições sonoras artesanais e digitais ambientam os lugares fantásticos pelos quais o personagem transita. O caráter efêmero das ilustrações e da trilha sonora faz com que cada espetáculo seja uma experiência única.

            O enredo é inspirado na história de Victor, o menino selvagem abandonado quando criança por seus pais e descoberto em 1800 com cerca de 10 anos de idade, depois de ter sobrevivido sozinho em uma floresta de Aveyron. O espetáculo explora justamente esses seis anos (estimados) que o menino passou sozinho na natureza: uma fascinante experiência visual e sonora que recria as aventuras de um personagem entregue à sua própria sorte.

Espetáculo “Victor, O menino selvagem” (Victor, L’enfant Sauvage)

Dia: 8 de setembro

Horário: 17h

Local: Grande teatro do Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte)

Ingressos: R$25 (inteira) e R$12,50 (meia)

Apresentação do espetáculo “Victor, O menino selvagem” (Victor, L’enfant Sauvage) para escolas públicas

Dia: 16 de setembro

Horário: 15h

Local: Teatro do Minas Tênis Clube (R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte)

Ingressos: não aberta ao público

Mais informações: (31) 3291-5187

cultura@aliancafrancesabh.com.br

aliancafrancesabh.com.br