Montagem propõe releituras coreográficas com sonoridades das culturas afro-brasileiras ao funk contemporâneo. Estreia será no dia 27 de maio no Teatro Marília
O grupo CorPol!tico dá início à circulação do espetáculo \V3NTØ (Barravento), montagem que propõe uma narrativa musical que parte das sonoridades do candomblé, passando por ritmos como o Barravento e o Congo de Ouro, até chegar ao funk brasileiro atual, especialmente o Passinho de BH e o soul. A ideia é evidenciar as raízes afro-brasileiras da música periférica e criar uma linha cronológica viva entre o passado e o presente das manifestações populares. A estreia será no Teatro Marília, no dia 27/05, terça-feira, às 19h, como parte do Terça da Dança, em parceria com o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte. Em seguida, o grupo CorPol!tico leva sua montagem ao Centro Cultural Venda Nova no dia 30/05, sexta-feira, às 19h, e ao Centro Cultural Vila Santa Rita no dia 31/05, sábado, às 16h. As apresentações são gratuitas.
\V3NTØ (Barravento) é realizado com com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O evento conta com a parceria do Centro Cultural Venda Nova e da participação do Ponto de Cultura Capoeira Um Novo Gingado na Vida, do Mestre Jabuti.
“Barravento vem pra mudar os trajetos de forma repentina”, anuncia o espetáculo logo de início. A obra é construída com a licença e reverência aos que vieram antes. “Tudo nasce em África”, afirmam os artistas em cena, ao mesmo tempo em que celebram a potência criativa das juventudes que hoje ocupam espaços de arte, cultura e transformação. Dirigido por Leonardo Molina e Rudson Rocha, o espetáculo é protagonizado por oito bailarinos e se constrói como um manifesto coreográfico da juventude das periferias, explorando os gestos e ritmos que atravessaram o Atlântico, vindos das tradições Bantu, Malê, Yoruba e Nagô.
O espetáculo também se inspira no filme Barravento, de Glauber Rocha, reforçando a metáfora de um ciclo de forças ancestrais que interferem na trajetória de um povo. “A história do pescador abençoado por Iemanjá, que perde sua bênção ao ceder à tentação, é uma metáfora sobre como romper com nossos fundamentos pode nos colocar em risco. É disso também que tratamos em cena”, explica Rudson Rocha, um dos diretores artísticos da montagem.
Em 2019, durante o evento Ocupar Espaços, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), com realização da ONG Oficina de Imagens, surgiu a ideia do projeto que evoluiu para uma linguagem que mistura dança, iluminação experimental e engajamento social. “Barravento vem pra ser algo divertido, pra quem dança e pra quem assiste, e principalmente dar protagonismo à diversidade de corpos, ritmos, expressões, vistas à margem muitas vezes. De forma muito séria, propomos a despretensão”, afirma Molina.
Além de performances confirmadas em maio, a circulação do espetáculo contará com duas apresentações no Teatro Francisco Nunes, uma delas com audiodescrição e com a participação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) , ainda sem datas definidas. A programação se estende até agosto, com encerramento no Teatro Raul Belém Machado no dia 28/08. Também está prevista uma exibição especial para estudantes do ensino médio e técnico no CICALT – Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia, em junho.
Espetáculo \V3NTØ (Barravento) – CorPol!tico
Entrada gratuita para todas as apresentações
27/05/2025, terça-feira às 19h
Teatro Marília – Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, BH/MG
30/05/2025, sexta-feira às 19h
Centro Cultural Venda Nova – R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários, BH/MG
31/05/2025, sábado às 16h
Centro Cultural Vila Santa Rita – R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Bairro Santa Rita, BH/MG
Adicionar Comentários