Espetáculo on line Cantigas para acordar o Rio 08/11

Poesia e música: espetáculo aproxima crianças da obra de Manoel de Barros

Inspirado no livro “Menino do Mato” e “Poeminha em Língua de brincar”, “Cantigas para Acordar o Rio” traz para o universo infantil as poesias do escritor cuiabano adaptadas por Irene Bertachini

O espetáculo “Cantigas para Acordar o Rio” foi lançado em janeiro deste ano no festival Musicar e agora ele volta a ser encenado no formato digital e pode ser conferido no dia 08 de novembro, domingo às 16h, pelo Youtube.

Após musicar poesias de Mário Quintana em “Lili Canta o Mundo”, lançado em CD em 2017, Irene Bertachini resolveu celebrar outro grande mestre da literatura brasileira, Manoel de Barros (1916-2014).

No novo espetáculo, ela também mistura teatro e música de forma delicada. O show traz Irene na direção e concepção do espetáculo, voz, flauta e violão, Luciana Araújo na narração, assessoria de cena, voz, percussão e rabeca e Paulo Rocha, na sanfona e violão. A atriz Jessica Tamietti assina a direção de cena e Paulo César Guimarães, nos arranjos para violão.

Na montagem, além das poesias encenadas há canções de Irene Bertachini, Jessica Tamietti, Gilberto Gil, Jatobá e Rubinho do Vale, cantigas de roda, cirandas e baião.

“Invento para me conhecer” Manoel de Barros, e se o ser humano já inventou tanta coisa que um dia a terra há de comer porque não inventar uma nova forma de ser.” Trecho do espetáculo revela a combinação de poesia e música como o fio-condutor para abordar com humor questões sobre a importância da biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e o papel do homem em solucionar os problemas ambientais. “Naquele dia estava rio, o próprio, achei em minhas areias uma concha (…)” Manoel de Barros.

Poeta que conta com a leveza da sua língua de brincar o nosso elo com a natureza. “Cantigas de acordar o rio” será encenado, sem plateia, no Teatro Santo Agostinho e transmitido pelo YouTube da Irene. O ingresso é uma contribuição espontânea, que poderá ser realizada através da plataforma Sympla.

08 de novembro de 2020

Domingo às 16h

Onde assistir: Canal do Youtube Irene Bertachini https://bit.ly/3jvxBPg

Ingresso colaborativo: https://bit.ly/31LShw9

Ficha técnica:

Irene Bertachini: Direção artística, concepção, composição e criação, voz, flauta e violão.

Luciana Araújo: Narração, assessoria de cena, voz, percussão e rabeca.

Paulo Rocha : Violão e sanfona

Paulo César Guimarães: Arranjos violão.

Jessica Tamietti: Direção teatral

Izabela Godinho: Produção