Espetáculo Ogum 12/11

Apresentação – Como chegamos até aqui

“Ogum” é o sexto trabalho da Flores de Jorge Cia Cênica, realizado em parceria com o músico Flávio Cravo e que estreou dentro do Projeto Sesc-Criações de Bolso.

O espetáculo segue um repertório da Companhia que abordou diferentes temáticas, muitas delas de cunho político-social: “Hotel Açucenas” (2007), dramaturgia de Pollyana Santos, direção de Fábio Furtado, com Lucilene França, Mário Barro, Matheus Sant’ Ana e Michelle Ferreira, “Apareceu a Margarida” (2010), texto de Roberto Athayde, Direção de Camilo Lélis, com Michelle Ferreira, espetáculo premiado nacional e internacionalmente e que excursionou por outros países como Cuba, Colômbia e México; “Meus Sentimentos”! (2013), Dramaturgia e elenco de Iasmim Marques, Lucilene França e Michelle Ferreira, com a orientação de Isabel Jimenez, direção de Fábio Furtado e preparação vocal de Titane, “Desmemória América Latina” (2014), dramaturgia, elenco e criação de Michelle Ferreira e direção do artista mexicano Rodolfo Guillén, criada por meio do processo de residência no México,  “A Jagunça” (2017), parceria com a Insólita Companhia, texto e direção de Ildeu Ferreira, com Michelle Ferreira no elenco.

Este trabalho nasceu do desejo de trazer para a cena os arquétipos do Orixá Ogum e como eles reverberam nas histórias pessoais de seus intérpretes, Flávio Cravo e Michelle Ferreira.  Ogum é um orixá cultuado nas religiões de matriz africana, muito reverenciado no Brasil e sincretizado com São Jorge no Rio de Janeiro e Santo Antônio na Bahia.

Ogum é o orixá dos metais, da tecnologia, senhor do ferro e dono dos caminhos. Invocado nas batalhas e nas lutas do dia a dia, ele é quem lidera as guerras, mas também aquele que protege e socorre contra os perigos.

O espetáculo apresenta as impressões de seus intérpretes sobre o orixá guerreiro e como esta energia poderosa reverbera no cotidiano das gentes. Ogunhê!

Ficha Técnica:

OGUM

Dramaturgia de Michelle Ferreira

Criação de Flávio Cravo e Michelle Ferreira, com a colaboração/orientação do artista Gil Amâncio e da Cantora Titane

Iluminação: Robson Vieira

Criação de figurinos e maquiagem: Zaika dos Santos

Costura dos figurinos: Ateliê Iracema Lopes

Projeto gráfico e filmagem: Tiago Almeida

Desenhos de Maria Clara Silva Ramos

Fotos: Igor Reis, Daniel Protzner e Tarcísio de Paula

Assessoria de Comunicação: Enrique Rivero

Assistência de produção: Fabiane Etiene

Produção: Michelle Ferreira

Realização: Flores de Jorge Cia Cênica

DIA 12/11, 3a feira às 20h

Av. Amazonas, 315 Centro

Mais informações: 31.3201 5211

Salve Jorge! Ogunhê!