O Teatro Espanca! receberá, nos dias 12 e 13 de dezembro, às 20h, o espetáculo “MarcaPasso”, uma potente criação que explora as conexões entre corpo, tempo e memória. Esta montagem, que já conquistou públicos com sua força cênica e sensibilidade, marca o início de uma jornada internacional.
MarcaPasso estreou em setembro de 2019 na 8ª temporada da segundaPRETA em Belo Horizonte, como cena curta, e desde então se consolidou como um registro sensível sobre amor e dança em movimento e, especialmente, em construção. O solo de Suellen Sampaio é um convite para nos deixar afetar pelo amor em suas diversas manifestações: contradições entre amor, desamor, não amor e autoamor. A direção é de Alexandre de Sena e a dramaturgia de Andrea Rodrigues.
Em sua nova fase, MarcaPasso promoveu encontros entre a dança e as possibilidades de dialogar sobre amor através da arte. A montagem conta com relatos compartilhados por mulheres diversas durante rodas de conversa realizadas em ensaios abertos. Essas vivências enriqueceram a obra com uma escrita coletiva, onde arte e vida se fundem para celebrar a existência preta, bem como as dores e alegrias que atravessam estes corpos.
As apresentações em Belo Horizonte antecedem a participação de MarcaPasso no prestigiado Kurüche – Festival Internacional de Artes Escénicas, que acontecerá em janeiro de 2025 na cidade de Temuco, Chile. Levar este trabalho para um palco internacional reafirma a relevância e a potência da produção teatral contemporânea brasileira e, principalmente, mineira
“Apresentar essas duas sessões em Belo Horizonte, a cidade onde nasci e que molda minha trajetória artística diariamente, é um momento de grande significado para mim. Antes de levar MarcaPasso para uma nova jornada internacional, é fundamental compartilhar essa experiência com o público daqui, que sempre me acolheu e participou da construção dessa história.” Reflete Suellen.
Em sua trajetória, o espetáculo já foi apresentado em eventos importantes, como a Ocupação Preta no Sesc Pompéia (São Paulo), a Mostra Cênica Aquilombar e integrou a programação do FAN – Festival de Arte Negra de Belo Horizonte. Em 2020, recebeu o prêmio Leda Maria Martins na categoria CORPO ADEREÇO e participou do mOno_festival – segunda edição/SP.
As apresentações integram o projeto “Teatro Espanca – Manutenção 2024”, apresentado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, aprovado no edital Zona Cultural Praça da Estação.
Espetáculo: MarcaPasso
Datas: 12 e 13 de dezembro de 2024
Horário: 20h
Local: Teatro Espanca – Rua Aarão Reis, 542, Centro | Belo Horizonte/MG
Entrada: Gratuita (bilheteria abre às 19h)
Adicionar Comentários