Exposição Do pixel ao pincel, de Cyro José Soares 07/04 a 27/05

Imagens de Cyro José Gomes ficam em cartaz até 27 de maio, com entrada gratuita

O Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, abre nova exposição neste sábado, dia 7, e apresenta ao público o trabalho do fotógrafo Cyro José Soares em “Do pixel ao pincel”. As imagens registradas por Cyro José refletem a variação artística da representação fotográfica e apresenta uma interessante faceta do seu trabalho, em mais de 30 anos de carreira. A mostra fica em cartaz até 27 de maio, com entrada gratuita. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Savassi, esquina com Rua Gonçalves Dias.

Cyro José é mineiro de Formiga e tem diversos livros publicados, além de diversos prêmios em concursos nacionais. O destaque de seu trabalho são os temas da natureza e da cultura popular. Em “Do pixel ao pincel”, as imagens do fotógrafo podem ser percebidas como aquarelas, óleos, grafismos ou estampas impressas em fine-art com textura canvas. “Um curioso resultado de qualidade pictórica que só se alcança por meio da interação entre homem e máquina. A técnica, somada à emoção e ao fazer continuado, empenham-se em produzir de resultado o que entendemos como arte”, traduz poeticamente o parceiro João Novais, que complementa: “sendo a exposição apenas um recorte do trabalho de Cyro José, o fotógrafo pode garantir que foram incorporados ao seu estilo a fidelidade à qualidade técnica, a robustez, a ergonomia e o elevado nível profissional de seu equipamento. Os muitos anos de estrada, o incansável exercício do olhar, o enfrentamento das adversidades e a permanente companhia de sua máquina garantiram ao fotógrafo o grande e variado acervo que tem hoje”.

SOBRE CYRO JOSÉ SOARES

Cyro José Soares nasceu na cidade de Formiga, Minas Gerais, tendo vivido até os 18 anos em uma propriedade da família, na zona rural. Seu grande interesse pela natureza vem dessa época e, desde cedo, também seu gosto pela fotografia. Em 1969, mudou-se para Belo Horizonte – Cyro fotografa profissionalmente desde 1980. É desse ano o registro de suas primeiras viagens pelo interior do Brasil. Em 1983, realizou sua primeira mostra fotográfica. Desde então, participa de vários projetos culturais e de diversas exposições no Brasil e no exterior. Cyro publicou seus trabalhos em várias revistas e livros especializados em fotografia ambiental, em Minas Gerais e no Brasil, e tem vários prêmios em concursos fotográficos nacionais. É especialista em macro fotografia, necessidade geral nesse projetos.

O destaque de seu trabalho são os temas da natureza e da cultura popular. Andou pelas regiões mais remotas do país fotografando tanto o ambiente como o homem que vive nessas paisagens. Com isso, reuniu um acervo com imagens de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Guiana Francesa, Pantanal Mato-grossense, Bahia, Paraná e Minas Gerais. Em Minas, seu trabalho abrange todos os parques florestais do estado. Lançou, em 2008, o livro Vereda – berço das águas, com fotos das veredas do sertão mineiro, em coautoria com um geógrafo. Em 2009, lançou o livro Grutas e Cavernas e, em 2010, lançou a obra Mercados do Brasil de Norte a Sul. No ano de 2011, lançou o livro Caminhos sobre as águas e, em 2013, Águas da Esperança, registrando imagens de cidades das regiões oeste e sudeste do lago de Furnas.

Em 2014, lançou o livro Tambores do Céu – O Congado no Oeste de Minas. Neste mesmo ano seu livro Veredas – berço das águas recebe o prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade. Em 2016 lançou o livro Teixeira Soares – Trilhos de uma História, documentando a Ferrovia Paranaguá-Curitiba no Paraná e o Trem do Corcovado, ambas construídas por este mineiro da cidade de Formiga, Minas Gerais. Em 2017, participa com fotos no livro Barbacena – ontem e hoje, e também lança um livreto composto de 30 postais da cidade de Barbacena.

Data: 7 de abril, às 11h

Período da exposição: 7 de abril a 27 de maio 2018

Horário: Conforme funcionamento do museu

ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.