Discurso, Cinema e Educação – metáforas visuais em Abril Despedaçado 16/03

Ana Cristina Abrantes lança livro em BH

O livro “Discurso, Cinema e Educação – metáforas visuais em Abril Despedaçado”, de Ana Cristina Abrantes, editora Appris,  utiliza 60 ou mais imagens do cinema para ilustrar o conceito de “metáfora visual”. A autora faz um panorama da historia do cinema nacional e internacional se valendo de conceitos amplos da filosofia, psicologia, antropologia e até da física quântica. 

“Sempre me interessei pela física quântica, minha segunda graduação foi em engenharia ambiental, fiquei impressionada quantas vezes o genial Stephen Hawking usou o cinema para ilustrar aspectos intangíveis da física. Pensei: “Se o cinema pode ser usado para ilustrar a física, por que a física não pode ser usada para ilustrar o cinema?”

A autora assistiu ao filme Abril Despedaçado, e o utiliza como referência no Livro. O longa de 2002 tem direção de Walter Salles. “Esse livro é uma ode a cultura brasileira, ao cinema nacional, aos nossos diretores, é preciso estudar e reconhecer a cultura brasileira, fiquei muito impactada, achei emblemático quando assisti e resolvi desenvolver um estudo sobre ele.”completa Cristina.

Lançamento BH “Discurso, Cinema e educação – metáforas visuais em Abril Despedaçado”com a presença da escritora Ana Cristina Abrantes

Dia 16/03

Livraria Quixote Rua Fernandes Tourinho, 274- Savassi

Hora:11H

Adicionar Comentários

Clique para comentar