Dicas e tendências para a decoração de Páscoa

Optar por tons alegres e leves e escolher louças, porcelanas e aparelhos de jantar com estampas temáticas da data são algumas dicas da influenciadora digital Luísa Starling

Diante de toda a situação que o Brasil e o mundo vivenciam, em decorrência da pandemia de Covid-19, nunca foi tão importante nos reunirmos em família para comemorar a esperança. Por isso a Páscoa ganha significados maiores e mais complexos que uma mera data comercial. A celebração, que remete à ressurreição de Jesus Cristo para os cristãos, é repleta de simbolismos. Nesse sentido, montar a mesa do almoço, por exemplo, vai muito além da disposição e divisão de itens decorativos.

Segundo a influenciadora digital Luisa Starling (@lustarling), que trabalha com consultoria de decoração para eventos e pequenas comemorações, mesa posta é sinônimo de carinho, afeto e amor. Por isso, para preparar um ambiente gostoso e aconchegante, mesmo que seja para receber as pessoas que já moram na casa, o que é o ideal neste momento de quarentena, dedicação, criatividade e harmonia são chaves fundamentais para uma produção de sucesso. A primeira dica de Luísa é aproveitar os itens decorativos do local ou que sejam de fácil acesso, além de coelhinhos, adornos, pelúcias e brinquedos. “Opte por tons alegres e leves: cores pastéis e/ou secas. Rosa e azul bebê, amarelo pastel, lilás, verde oliva, dentre outras, são algumas boas opções. Outra dica é brincar com flores, folhas e folhagens”, acrescenta.

Lu também ressalta que uma ótima tendência para as decorações de Páscoa deste ano é o famoso Tie Dye, estampa característica do movimento hippie que se popularizou nos anos de 1960 e 1970, marcada por estampas coloridas e alegres.

Na hora de escolher as louças, porcelanas e aparelhos de jantar com estampas temáticas (coelhos, flores e/ou folhagens), a influenciadora digital recomenda os conjuntos com cores fáceis de harmonizar com os demais itens decorativos. “Combine cores clarinhas e alegres com adereços charmosos, cestinhas com ovos, mimos e lembrancinhas. Passarinhos e borboletas também têm o seu lugar em uma mesa posta bem delicada e no clima deste domingo especial”.

Já as avelãs, nozes ou os próprios coquinhos naturais queimados também são ótimos componentes para quem quer incrementar os itens decorativos com uma pegada mais natural. “É importante ainda não esquecer de outros detalhes. Mensagens de boas-vindas e lugares marcados são ótimas ferramentas para permitir que o convidado se sinta ainda mais especial. Guirlandas de Páscoa nas portas, enfeites nas maçanetas e a famosa árvore de desejos (com os ovinhos dependurados) são bons recursos para quem deseja surpreender”, completa. Desenhos, pinturas, quadrinhos temáticos, vasinhos de cascas de ovos para os arranjos florais e dobraduras criativas de Páscoa nos guardanapos são outros itens decorativos sempre interessantes, segundo Luísa.

Por fim, para quem prefere uma decoração mais rústica e/ou natural, Luísa sugere não deixar os elementos frescos de fora, entre eles ovos de galinha, cenouras, cacau, bombons, mm’s (confeitos de chocolate), pedaços de barras ou até mesmo os próprios ovos de Páscoa. “O importante é criar um cenário que converse com todos os itens da mesa posta que você for usar”.