Dia Internacional da Felicidade será celebrado com evento online com participação da Monja Coen Roshi

Também haverá lançamento do 8º Encontro Internacional pela Felicidade e Bem-Estar: Global Meeting for Happiness previsto para março de 2022.

No próximo dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional da Felicidade, data proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho de 2012, afirmando que “a busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano”.

E para registrar a data, num momento tão delicado da humanidade, o Instituto Movimento pela Felicidade vai realizar um evento virtual e também aproveitar a oportunidade e lançar o 8º Encontro Internacional pela Felicidade e Bem-Estar: Global Meeting for Happiness previsto para março de 2022. Essa ação, agendada para sábado, dia 20, será a primeira de varias iniciativas programadas até a data do congresso principal no próximo ano. E, cada uma delas, visa servir de reflexão e alento, além de uma forma de difundir a cultura da felicidade, mesmo num cenário cheio de desafios para o Brasil e o mundo com a pandemia que nos assola.

A iniciativa do Dia Internacional da Felicidade veio do Butão, país que mensura a felicidade da sua população da mesma forma como mede o Produto Interno Bruto (PIB) econômico. O governo daquela nação tem essa diretriz desde 1972. Com essa iniciativa, os butaneses têm como conceito propor que cidadãos felizes são tão importantes quanto cidadãos produtivos.

A grade de programação para o Dia Internacional da Felicidade 2021 e o lançamento do Global Meeting for Happiness 2022 apresenta convidados especias. O evento será gratuito mediante inscrição na plataforma Sympla e o início das atividades estão previstas para as 19:30h, com mensagens de boas-vindas aos participantes e apresentação do Instituto Movimento pela Felicidade além da celebração do Dia Internacional da Felicidade. Depois, as 19:40h, haverá meditação inicial e dez minutos depois haverá participação do músico Macus Viana, que vai propor uma experiência através da Vivência Musical. As 20h, o painel Diálogo traz a convidada especial Monja Coen Roshi, missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Ela será recebida por Benedito Nunes Rosa, idealizador e fundador do Instituto Movimento pela Felicidade. Esse painel será intermediado escritora e coach de saúde e bem-estar, Floriana Bertini.

As 20:40h haverá abertura para questionamentos enviaods pelos participanes via chat. Pra fechar a programação, teremos ainda o Lançamento do Global Meeting for Happiness e da Campanha Solidária e as 21hmeditação final. O evento será transmitido pela plataforma de encontros virtuais Zoom, sendo necessário ter o aplicativo instalado. Ao se inscrever, o participante receberá o link para acesso à programação.

O Diálogos com a Felicidade propõe um debate com a sociedade alternativas para superar esse momento. De acordo com Benedito Nunes, “a ideia por trás da proposta do Diálogos é oferecer as pessoas a oportunidade de conviver com situações positivas e alternativas interessantes para sua vida para que elas possam superar esse momento. O evento se propõe como um espaço de travessia desta situação que vivemos para o futuro.  É importante que as pessoas cheguem nesse novo horizonte fortalecidas emocionalmente e com saúde, segurança, com paz no coração e com equilíbrio”, ressalta Nunes. Ele ainda aponta que é fundamental mostrar às pessoas que elas são fortes e vão vencer esses desafios.

Dia 20 de março de 2021 – Dia Internacional da Felicidade

Programação detalhada:

Horário: 19:30h às 21:30h

19:30 h – Abertura do Canal

19:35 h – Boas-vindas aos participantes

·       Apresentação do Instituto Movimento pela Felicidade

·       Celebração do Dia Internacional da Felicidade

19:40 h

·       Meditação inicial – Momento de reflexão

19:50 h – Vivência Musical, com Marcus Viana

Marcus Viana é um músico, compositor e arranjador celebrado, fundador da gravadora “Sonhos e Sons”, compositor para a televisão e o cinema, membro e fundador do grupo Sagrado Coração da Terra.

20:00 h – Diálogos com a Felicidade

·       Boas-vindas aos painelistas

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Foi ordenada monja em 1983 e viveu 12 anos no Japão antes de retornar ao Brasil em 1995. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, em São Paulo. Orienta diversos grupos no Brasil. Participa de diversas atividades públicas promovendo o princípio da não violência ativa e da cultura de paz. Mais informações nos sites www.monjacoen.com.br, www.zendobrasil.org.br.

Floriana Bertini,nascida na Itália, é médica cardiologistapela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pós-graduada em Coaching em Saúde e Bem-estar pela Faculdade de Estudos em Ciências da Saúde FECS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, escritora e coach de saúde e bem-estar, estudiosa de olhar apreciativo como ferramenta de gerenciamento de estresse, idealizadora do projeto #asfloresnocaminho e escritora do livro “Qualquerum e os processos de mudança”

Benedito Nunes Rosa, é graduado em direito, com estudos em biopsicologia e psicologia positiva, mestrando em Gerontologia, professor na Fundação Dom Cabral, idealizador e fundador do Instituto Movimento pela Felicidade, organização dedicada ao estudo, sistematização e difusão da ciência da felicidade.

20:05 h – Início da Conversação

20:40 h – Interação com os participantes – Perguntas no Chat

20:50 h – Boas novas para 2022

·       Lançamento do 8º Encontro Internacional pela Felicidade e Bem-Estar: Global Meeting for Happiness e da Campanha Solidária

21:00 h – Encerramento das atividades

·       Meditação final com telas abertas

Inscrições gratuitas pelo link:

https://www.sympla.com.br/dia-internacional-da-felicidade__1154475