Curso de Teatro Musical para artistas inscrições até 14/02

Formado por professores das áreas de canto, dança e interpretação, especializados na estética e técnica dos musicais, o curso será uma oportunidade para artistas selecionados integrarem duas montagens profissionais da Cyntilante Produções, com temporadas em 2020, nos estados de São Paulo, Rio de janeiro e Belo Horizonte.

Artistas que atuam, cantam e dançam, ao mesmo tempo e com perfeição técnica. O Teatro Musical surge em 1866, mas passa a encantar gerações no pós-guerra, a partir dos anos de 1920, época de grande produção de clássicos inesquecíveis que arrebatam multidões na Broadway. No Brasil, as produções do gênero se concentram, sobretudo, no eixo Rio-São Paulo. Mas desde 2011, o CAMA – Centro de Atividades Musicais Artísticas, primeira escola de musicais de BH, tem preenchido essa lacuna na capital. Agora em 2020 a escola retoma suas atividades com um curso de especialização em Teatro Musical, gratuito, para artistas a partir de 18 anos. Inscrições estão abertas até 14 de fevereiro (sexta-feira) pelo link: https://cyntilante.com.br/cama. Esse projeto é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura CA 2018.13609.0009

Segundo o diretor da escola, o ator, diretor e produtor cultural da Cyntilante produções e coordenador pedagógico da CAMA – Centro de Atividades Musicais Artísticas, Fernando Bustamante, conhecido por sua trajetória há quase 20 anos à frente da produção de musicais em Belo Horizonte, a proposta éreciclar os conhecimentos dos artistas nas áreas de Artes Cênicas, Música e Dança. “Nos últimos dez anos cresceu o número de produções deste gênero teatral no país, e a busca por aperfeiçoamento dos profissionais, que já estão no mercado, é grande. Entretanto, alguns fatores como a ausência de escolas de formação técnica específica para Teatro Musical e o despreparo da grande maioria dos profissionais para esse tipo de linguagem, apontam a necessidade de um investimento em longo prazo, que permita difundir o conhecimento técnico”, explica.

Durante a especialização, os artistas terão acesso a disciplinas de interpretação, canto e dança, que vão ampliar as habilidades nas três áreas. Segundo Fernando Bustamante, por ser gratuito, “o curso atende a uma demanda antiga, na capital, no que diz respeito à democratização do acesso para o artista que deseja se aprimorar e ampliar suas capacidades artísticas”, reforça.

corpo docente do CAMA é formado por profissionais conceituados e renomados de Minas Gerais, que têm ampla atuação no cenário de teatro musical do país. Para Bustamante, a experiência dos professores agrega aos alunos além do conhecimento, um direcionamento de mercado. “Ao final do curso, os artistas farão parte de uma montagem cênica profissional e inédita, com apresentações em Belo Horizonte e em outras cidades brasileiras”, conta.

Podem se inscrever artistas profissionais ou com formação técnica/acadêmica concluída. Os candidatos serão escolhidos mediante análise de currículo e audição. Serão selecionados um total de 20 alunos, com idade mínima de 18 anos. Um grupo de dez artistas participará no primeiro semestre de montagem da opereta infantil João e Maria, adaptada da Ópera homônima do alemão Engelbert Humperdinck, (“Hänsel und Gretel”) para a cultura nordestina. Já o segundo grupo integra a criação de uma Ópera Rock Infantil, com tema ainda não definido. Ambas montagens pertencem à programação do programa Diversão em Cena ArcelorMittal e farão circulação em Minas, Rio e São Paulo.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEATRO MUSICAL – inscrições até 14 de fevereiro (sexta)

INSCRIÇÃO: CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS

– Ter no mínimo 18 anos (os alunos serão selecionados através de currículo e audição)

Importante: Seleção somente para artistas profissionais ou com formação

técnica/acadêmica concluída.

– Carga Horária: Noturno (Terças e Quintas de 19h às 22h)

Período de inscrição: até 14/02 – Audições 03 e 05/03 – Aulas 10/03 a 09/07

Orientações para inscrições e Ficha de Cadastro no site https://cyntilante.com.br/cama

Vagas: 10 (dez) por semestre – total de 20 vagas

INVESTIMENTO – Gratuito