Convocatória Microteatro La Movida

Convocatória para a programação 2020 do Microteatro La Movida está no ar

Microteatro de Belo Horizonte homenageia os microteatros espanhóis e funcionará com propostas temáticas a cada período

Estão abertas as inscrições para que artistas e coletivos das artes cênicas, cinema e música apresentem suas propostas de ocupação do Microteatro La Movida, espaço reinaugurado em 2019 e que por onde passaram 55 produções, com mais de 4.600 ingressos vendidos durante o ano passado.

Com novo projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à cultura de Belo Horizonte, o microteatro, que renovou o patrocínio com o Uni BH, realiza homenagem ao primeiro microteatro espanhol.

O primeiro espaço dedicado exclusivamente às produções de artes cênicas de curta duração surgiu em Madrid. Em 2006 vários artistas da cidade se uniram e promoveram as primeiras sessões do que, posteriormente, veio a se chamar microteatro. O primeiro tema escolhido para o lançamento do formato na capital espanhola foi Por dinheiro. O tema deu nome ao espaço. Surgiu então o Microteatro por Dinero, que até hoje oferece ao público temporadas de micropeças seguindo temas específicos.

Dessa forma, em 2020, o Microteatro La Movida oferece temporadas com os seguintes temas: Por Dinheiro, Por Elas, Pelo Preconceito, Pelo Território e Pela Verdade.

Ao realizar suas inscrições os artistas deverão optar pelo tema que deseja abordar. As produções deverão ser inéditas na programação do La Movida.

Dessa forma, o La Movida propõe outra forma de consumir o microteatro e amplia a experiência do espectador que poderá assistir por noite, três micropeças que abordam o mesmo tema, com visões distintas.

Para Clarice Castanheira, idealizadora do Microteatro La Movida, “trazer várias vozes abordando um mesmo tema potencializa e amplia o debate sobre o assunto que estará em foco em cada uma das temporadas”, reforça Castanheira.

Além dos temas, a convocatória propõe outra novidade: novos espaços de apresentações disponíveis. Além das microsalas 1, 2 e 3, outros cômodos da casa onde o Microteatro La Movida funciona estarão disponíveis: cozinha, banheiro e garagem. A ideia é fazer com que as encenações se apropriem dos múltiplos espaços do Microteatro e se desenvolvam também a partir dos ritos sociais muitas vezes programados para acontecerem nesses locais.

As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário on-line. O link de acesso ao formulário está disponível nas redes sociais do Microteatro La Movida: @lamovidamicroteatro. O período de inscrição vai até o dia 17 de fevereiro. As temporadas por temas estão previstas para acontecerem a partir do próximo mês de abril.

Microteatro La Movida

A combustão do motor La Movida são as parcerias, as articulações. A mesma matéria de que o teatro é feito.  O trabalho conjunto, colaborativo. Desta forma o La Movida quer se consolidar como um coworking artístico, feito para os artistas trabalharem em uma estrutura e formato dinâmicos. Vários estilos coexistindo no mesmo espaço. Para que possam usufruir, gerar renda e conteúdo para a cidade. Uma nova forma de contar histórias e de contar também a história da cidade, através do teatro e de quem o cria com tanto afinco e resistência.

O nome Microteatro La Movida Microteatro é inspirado no Movida [Madrileña], movimento contracultural ocorrido na Espanha, especialmente em Madrid, nos anos 1980 após a morte do ditador Franco, no processo de redemocratização do país. O movimento foi importante, pois agitou intensamente a vida artística da capital espanhola. Qualquer semelhança não é mera coincidência. A ação também é uma movida na vida artística de Belo Horizonte, com outra oportunidade para criar, produzir e consumir artes cênicas. Outra forma de viver o teatro, outra forma de viver de teatro.

Inscrições gratuitas por meio de formulário on-line, com link disponível nas redes sociais: @lamovidamicroteatro. Inscrições abertas até 17 de fevereiro.

Informações: (31) 3504-9424