Concurso Jean de La Fontaine inscrições até 01/07

CONCURSO LITERÁRIO HOMENAGEIA OS 400 ANOS DO FABULISTA FRANCÊS JEAN DE LA FONTAINE

SÃO 50 PRÊMIOS PARA OS MELHORES TEXTOS E O GRANDE VENCEDOR GANHA UMA VIAGEM A PARIS

            As fábulas de La Fontaine são um marco na literatura mundial. Para celebrar os 400 anos do nascimento do poeta fabulista francês, a Aliança Francesa divulga, dentro da Festa da Francofonia, o Concurso Jean de La Fontaine, que é patrocinado pela Organização Internacional da Francofonia e organizado pelos parceiros reunidos em torno do Ministério da Cultura, Delegação Geral da língua Francesa e das línguas de França- DGLFLF.

Para participar, os interessados devem escrever um texto de uma página respondendo à pergunta: “Quelle Actualité pour Jean de La Fontaine?”, além de observar todas as regras apresentadas no regulamento do concurso. As inscrições e envio dos textos devem acontecer até 1º de julho pelo site https://concours-la-fontaine.francais-sciences.fr/

               O participante deve criar uma fábula original, à maneira de La Fontaine, fazendo referência às atualidades do século 21 relacionando ao século 16, unindo harmoniosamente a literatura e a ciência no texto. 

            Serão distribuídos 50 prêmios no total, sendo que o grande vencedor será premiado com uma viagem a Paris. O candidato deve ter fluência em francês, tanto para compreender as regras do concurso quanto para a elaboração do texto.

Sobre Jean de La Fontaine

Jean de La Fontaine marcou a literatura com as suas fábulas, histórias que têm geralmente animais como personagens e uma lição de moral permeando a narrativa. O sucesso foi tanto que seus livros são reeditados e reinterpretados por diversos escritores até os dias de hoje, e podem ser divertidos tanto para adultos como para crianças.

A diferença está em que os mais velhos entenderão a sutileza da ironia e das provocações nas entrelinhas dos contos, enquanto que os pequenos poderão aproveitar o mundo da fantasia presente nas falas dos personagens.

La Fontaine publicou a primeira edição do livro em 1668, somando ao todo 240 fábulas. Em praticamente todas elas, os personagens são animais antropomórficos, ou seja, possuem partes ou características humanas, o que confere maior verdade aos ensinamentos que revelam. Entre as obras mais famosas estão La Cigale et la Fourmi (A Cigarra e a Formiga) e Le Lion et le Rat (O Leão e o Rato).

Aliança Francesa

Concurso Jean de La Fontaine

Inscrições abertas – Até 1º de julho

https://concours-la-fontaine.francais-sciences.fr/

Mais informações: www./aliancafrancesabh.com.br/