Combinado Kids Tokyo Sushi Lounge

Combinado Kids: restaurante japonês de BH lança menu especial para o público infantil

Na contramão da crescente taxa de crianças obesas, a Clínica Penchel se une ao restaurante Tokyo Sushi Lounge para a criação de um cardápio saudável para os pequenos

A taxa global de obesidade em crianças cresceu consideravelmente nas últimas quatro décadas. De acordo com o estudo coordenado pela universidade Imperial College London e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se a obesidade infantil continuar crescendo no ritmo dos últimos 40 anos, em meia década o mundo poderá ter mais crianças e adolescentes obesas do que com baixo peso. Já o alerta emitido pela Federação Mundial de Obesidade, se não houver uma mudança de hábitos, em menos de dez anos a obesidade poderá atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil. Com o intuito de alertar sobre este cenário, o médico generalista Lucas Penchel explica que um dos principais responsáveis pelo exacerbado número de crianças obesas é a alimentação rica em açúcar, sódio e gordura e conta como uma alimentação saudável  pode auxiliar na redução desse fato. 

Segundo o médico, a alta oferta de alimentos industrializados para o público infantil, representa um grande risco a saúde dos pequenos.  “Hoje em dia, a indústria alimentícia oferece uma enorme gama de alimentos que atraem o público jovem. Fast-foods, guloseimas, biscoitos, salgadinhos, iogurtes, refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e muitos outros, são algumas das principais comidas que leva à obesidade nesta fase etária”, aponta. Lucas, que também é nutrólogo e diretor da Clínica Penchel, chama a atenção para a importância de que os pais fiquem atentos ao que as crianças ingerem. “Uma alimentação rica em alimentos industrializados e/ou processados é perigosíssima para a saúde dos jovens. Cabem aos pais inserirem desde cedo, os alimentos saudáveis e in natura na dieta dos filhos. Em casos de crianças que já estão acima do peso ou com problemas fisiológicos, é de suma importância que os pais sejam firmes na reeducação alimentar”, afirma.

Percebendo a necessidade de se ter um cardápio específico para o público infantil, o restaurante japonês Tokyo Sushi Lounge, em Belo Horizonte, convidou Lucas Penchel – que também assina um cardápio fitness no mesmo restaurante – e a nutricionista materno infantil da clínica, Tarciana Teixeira, para criarem um menu saudável e agradável ao paladar das crianças. “Nossa expectativa é a melhor possível. É gratificante saber que os pais estão saindo com os filhos para comerem algo saudável e não um fast-food. Ademais, o passeio poderá ser ainda mais familiar, já que teremos um cardápio para os pequenos, além do já famoso menu tradicional”, conta Flávio Bibiano, diretor do Tokyo Sushi Lounge.

Tarciana conta que o cardápio, que recebeu o nome de “Combinado Kids”, terá opções de preparações salgadas e doces, o que possibilita uma alternativa mais saudável e que atenda as características do público infantil. “Demos preferência a utilização de peixes na forma grelhada, evitando o peixe cru, e a não utilização de alimentos potencialmente alergênicos, para garantir a segurança das crianças. Para mais, nos preocupamos em reduzir a quantidade de sódio e fazer uso de ingredientes mais benéficos a saúde”, diz. Para ela, a criação de cardápios específicos para o público infantil é importante, pois assim, os pais e as próprias crianças terão possibilidades de escolhas sadias na hora de se servir. Ademais, ela salienta para que o consumo seja realizado com cautela e por crianças que já foram expostas a esse tipo de alimentação, para que não ocorram reações.

Adicionar Comentários

Clique para comentar