Cogna cria serviço de consultas médicas on-line

Cogna cria serviço de consultas médicas on-line para apoiar funcionários durante pandemia do novo coronavírus

Para orientar e esclarecer dúvidas de seus funcionários durante a pandemia do novo coronavírus, a Cogna, maior grupo de educação do País, criou um serviço de consultas on-line com profissionais de saúde, após a aprovação do Ministério da Saúde para telemedicina. A ideia é reforçar a prevenção à doença e oferecer acompanhamento médico a distância, evitando que o usuário se desloque desnecessariamente a um hospital e, portanto, fique exposto ao vírus.

O projeto conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. Funciona assim: o colaborador envia a dúvida ou solicitação pelo chat de segurança e medicina do trabalho usado pela companhia, e é atendido por um enfermeiro, que fará uma triagem. Se considerar necessário, o profissional agendará um atendimento posterior por chamada de vídeo para obter mais detalhes da situação. Dependendo da avaliação, pode ou não encaminhar o colaborador para uma consulta, também via vídeo, com um dos médicos da equipe. O time de medicina do trabalho, então, realizará um acompanhamento diário por meio de ligações telefônicas e, se preciso, será feito novo agendamento com o médico.

“Nos casos identificados como suspeitos da Covid-19, são seguidos protocolos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que orientam o paciente a buscar serviço médico de emergência, em casos de apresentar, entre os sintomas da doença, falta de ar”, enfatiza Gabriela Diuana, diretora de Gente, Cultura e Inovação da Cogna.

O projeto está disponível aos cerca de 28 mil colaboradores da companhia, em todo o Brasil. Nesse primeiro momento, apenas funcionários das unidades da capital paulista e de Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas — um universo de aproximadamente 4 mil pessoas —, terão acesso também às consultas remotas com psicólogos (serão, em média, 40 atendimentos semanais). A expectativa é de que esse serviço seja ampliado aos demais.

Foco no bem-estar

Além do atendimento on-line, a companhia, por meio de um Comitê de Crise criado especialmente para enfrentar o cenário do coronavírus, tem realizado diversas ações com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Um dos primeiros passos foi fazer uma curadoria de conteúdos sobre a doença, formas de prevenção e boas práticas. Em meio a tantas informações falsas que circulam via aplicativos de mensagens e redes sociais, fornecer dados confiáveis também é uma maneira de proteção.

Os funcionários têm recebido ainda uma série de dicas para que consigam passar por essa etapa da melhor maneira possível. Entre elas estão: como trabalhar em home-office; como lidar com os filhos durante o isolamento domiciliar; como encarar de forma leve esse momento; como curtir o fim de semana dentro de casa, como se exercitar durante a quarentena, entre outros.

No portal da Universidade Kroton, voltada especificamente para os colaboradores, estão disponíveis cursos com o foco em saúde emocional.  Os funcionários poderão aprender mais sobre qualidade de vida; inteligência emocional no trabalho e autocoaching. Em breve, terão acesso a um curso sobre mindfulness, que apresentará, entre outros, benefícios e técnicas de respiração e meditação relacionados à essa prática.

Além das iniciativas citas, a Cogna está realizando uma pesquisa de satisfação com todos aqueles que adotaram o trabalho remoto. O objetivo é entender como está sendo a experiência e como anda a saúde emocional de cada um.

“Diante de uma crise dessa magnitude, nossa prioridade foi agir rápido para preservar a saúde dos nossos colaboradores. Temos buscado medidas que ajudem a minimizar a insegurança que um momento como esse produz e a levar um pouco de conforto aos nossos funcionários”, afirma Gabriela Diuana.