Cineart Filmes divulga o balanço do primeiro semestre de atividade

Cinco lançamentos e quase 140 mil expectadores em todo o país. Essé o balanço do primeiro semestre de atividade da Cineart Filmes, que chega para reforçar o potencial dos mineiros no mercado de distribuição nacional. Para a segunda metade do ano, estão previstos oito novos lançamentos – entre eles um longa de produção mineira; e a participação em feiras de cinema“Tanto a exibição quanto a distribuição de filmes querem unir conteúdos de qualidade e salas cheias. É isso que temos buscado. A curadoria dos filmes parte do princípio de manter um line up equilibrado e atrativo, com produções nacionais e internacionais de diversos gêneros”, contextualiza a diretora da Cineart, Thais Henriques.

A entrada da Cineart Filmes no mercado foi marcada pelo lançamento de “Insubstituível,  no dia 9 de março, longa metragem de Thomas Lilti. A comédia dramática ficou cerca de três meses em cartaz. Na sequência vieram a biografia da poeta americana Emily Dickinson, Além das Palavras” (27 de abril); “O Cidadão Ilustre”, em 11 de maio, que garantiu mais de R$ 1,2 milhões em bilheteria até a oitava semana de exibição; A Garota Ocidental – Entre o Coração e a Tradição” (22 de junho); e, o último em cartaz, a comédia dramática “Julho Agosto”. “O início é sempre desafiador, mas o balanço desse primeiro semestre sinaliza que estamos no caminho certo”, reitera Thais.

Antes de seu lançamento, a Cineart Filmes realizou uma espécie de projeto piloto com a distribuição, em outubro de 2016, do longa ‘Lâminas da Morte – A maldição de Jack, o estripador’. “Jack foi uma boa experiência. Foi a primeira vez que trouxemos um filme de fora sem a parceria de uma grande distribuidora. Sua escolha foi estratégica para a Cineart Filmes, por ser um filme pequeno, de baixo risco. Isso foi fundamental para aprendermos tanto e em tão pouco tempo”, contextualiza.

MAX E PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Dando sequência à distribuição de grandes títulos em território nacional, a Cineart Filmes confirma outros oito lançamentos para este segundo semestre, alguns ainda sem tradução para o português: Killing ground (30 de agosto); Esta é a sua morte (21 de setembro); Screamers (setembro); Uma razão para recomeçar (19 de outubro); Selfie from hell (novembro); A livraria (dezembro). Além dos filmes estrangeiros, a distribuidora lança ainda “Caminho dos Gigantes” – curta metragem de animação que recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior; e, a grande novidade para os mineiros, o longa metragem “O que queremos para o mundo”, do diretor Igor Amin, que tem estreia prevista para o mês das crianças.

Com o reforço da Cineart Filmes no mercado de distribuição, a marca já garante a participação dentro da 2ª MAX — Minas Gerais Audiovisual Expo 2017. O evento será realizado entre os dias 22 e 26 de agosto em Belo Horizonte, período em que a diretora da Cineart Filmes, Thais Henriques compartilha a experiência em dois painéis: Estratégicas de distribuição de conteúdo, dia 23/8, das 9h30 às 10h30 – apresentação das estratégias tomadas para ampliar a distribuição do conteúdo nacional em telas brasileiras e estrangeiras; e o Encontro com a Cineart Filmes, dia 25/8, das 15h15 às 15h45, quando a executiva apresenta seu histórico na distribuição de conteúdo em salas de exibição, estratégias de lançamento, relacionamento da distribuidora com a produção independente, democratização do público consumidor do cinema e também estratégias de monetização para as produtoras.

Esta é a segunda edição do MAX, que visa incluir todos os setores da indústria audiovisual, desde salão de negócios a exibição de filmes e atividades de capacitação. O evento é realizado pela Companhia de desenvolvimento econômico de Minas Gerais (Codemig), pelo Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae-MG) e pelo Serviço social da indústria (Sesi-MG).

VALORIZAÇÃO MINEIRA

Além dos desafios comuns às distribuidoras, a Cineart Filmes chega com a responsabilidade de fortalecer e valorizar o mercado mineiro. “O que queremos para o mundo”, de Igor Amin, é a prova mais recente. A diretora da Rede Cineart, Thais Henriques, lembra que, na prática, essa valorizaçãjá ocorria. “Foi assim que a Cineart Filmes começou. Primeiro apoiando pequenas produções locais de amigos e conhecidos. A procura por uma distribuidora foi aumentando e sempre havia alguém conversando conosco, apresentando materiais, conteúdos. Isso acabou despertando nossa vontade de participar mais, de mostrar esses trabalhos para o Brasil. Sempre acreditamos no potencial dos talentos de Minas, que já coleciona nomes de peso, reconhecidos no cenário nacional, como os veteranos Helvécio Ratton, Rafael Conde, Fábio Carvalho e, atualmente, Guilherme Fiuza, Marília Rocha, Clarice CampolinaIgor Amin, Cris Azzi, Luiz Felipe Fernandes e Guilherme Reis.

Sobre o mercado cinematográfico em Minas, Thais avalia que o estado está no caminho certo: “Temos dificuldades como todos que produzem no Brasil. Dependemos de leis, incentivos, patrocinadores, e apoiadores. Mas estamos vendo uma movimentação positiva em relação ao fomento do setor. A criação da MAX Minas Gerais Audiovisual Expo é um exemplo disso.

 CINEART FILMES

A Cineart Filmes é uma distribuidora de conteúdos audivisuais 100% brasileira. Está presente nos principais festivais e feiras de cinema do Brasil e do mundo, sempre buscando conteúdo diversificado e de qualidade. Traz em seu DNA o cuidado em representar o cinema nacional, em especial os produtores mineiros. É uma empresa da Rede Cineart Multiplex, com sede em Minas Gerais, e está no mercado de exibição de filmes há 70 anos.  

A Rede Cineart atua desde os tempos dos grandes cine-teatros de rua, sendo pioneira neste mercado, com salas que marcaram a história de Belo Horizonte. Sempre evoluindo e antecipando tendências, inaugurou os primeiros complexos de cinema nos shoppings centers da cidade, implantou a tecnologia 3D e lançou as primeiras salas IMAX e Premier, em Minas Gerais. É com essa tradição e reconhecimento no mercado cinematográfico que a Cineart estreia no mercado brasileiro de distribuição, atendendo demandas dos exibidores e acompanhando de perto as preferências do público. O objetivo é ampliar fronteiras e estreitar parcerias para projetar grandes sucessos nacionais e internacionais pelo Brasil.