Cine104 em Casa 31/10 a 01/11

Última semana de programação do Cine104 em Casa

Após 7 meses de realização ininterrupta do “Cine104 em Casa”, que contou com mais de 72 mil pessoas, as atividades serão encerradas no próximo dia 01º de novembro. Destaque da última semana é exibição de “O Fim da Viagem, O Começo de Tudo”, de Kiyoshi Kurosawa.

No próximo dia 31 de outubro os espaços culturais da cidade, como os cinemas, poderão reabrir para o público. É o que definiu o decreto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Porém, um dia depois, em 1º de novembro, o Cine104 encerra suas atividades em 2020 com o último final de semana da programação “Cine104 em Casa”, atividade online e gratuita promovida ao longo dos 7 meses de isolamento e distanciamento social provocado pela pandemia do COVID-19.

Iniciada em abril, a programação do Cine104 em Casa promoveu semanalmente a exibição de dois filmes, sempre de quarta à domingo, além de bate-papos em lives com cineastas convidados que exibiram seus longas, curtas-metragens e documentários dentro da programação. Ao todo, foram mais de 72 mil pessoas participando da programação, acompanhando e assistindo aos filmes disponibilizados, uma realização de sucesso para o Cine104, alcançando recorde de público em todas as realizações do projeto. A ação também reafirma a importância da arte – no caso, do cinema – como uma manifestação cultural que garante um sopro de renovação às pessoas em tempos tão árduos.

O encerramento do Cine104 em Casa e de uma possível retomada com exibições presenciais se dá motivada pela falta de recursos para viabilizar a realização de todas as atividades propostas pelo espaço ao longo dos últimos anos.

ÚLTIMA SESSÃO

Na derradeira semana de programação, serão exibidos os filmes “Triângulo Amoroso“, de Tom Tykwer, e “O Fim da Viagem, O Começo de Tudo“, de Kiyoshi Kurosawa. Tom Tykwer é o diretor de “Corra, Lola, Corra” (1998) e de alguns episódios de “Sense 8”, série de TV sensação da Netflix. Em “Triângulo Amoroso”, disponível nos disa 28, 29 e 30 de outubro, Hanna e Simon vivem um relacionamento há 20 anos. O casal de meia-idade e sem filhos mora em Berlim. Ambos estão entediados e prontos para mudanças. Hanna conhece um homem interessante e atraente e os dois passam a se encontrar. Simon também conhece alguém que o deixa fascinado. O que eles não sabem é que os dois se apaixonam pelo mesmo homem.

O encerramento da programação do Cine104 em Casa fica a cargo de uma grande obra cinematográfica contemporânea, o filme “O Fim da Viagem, O Começo de Tudo”, de Kiyoshi Kurosawa, que será exibido a partir das 20h do dia 30 de outubro, até às 20h de 01º de novembro. Kurosawa é um dos mais prestigiados e prolíficos diretores atuais que, inclusive, recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Veneza desse ano com o filme “Wife of a Spy”, ainda com exibição vindoura no Brasil.

“O Fim da Viagem, O Começo de Tudo” é seu penúltimo filme, uma coprodução entre o Japão e o Uzbequistão, país da Ásia Central. O filme acompanha a jovem repórter Yoko, que está no Uzbequistão para gravar um episódio de seu programa de variedades para a TV japonesa. Yoko é interpretada pela estrela do J-pop Atusko Maeda, ex-integrante do grupo feminino AKB48, um megassucesso no Japão. De forma bem-humorada e desconfortável, o diretor conta as aventuras e desventuras da repórter nas suas andanças pelo país e o estranhamento provocado pela língua, pelo território e pela cultura. Essa viagem-reportagem transcultural acaba sendo uma jornada de autodescoberta para Yoko, na qual ela se transforma e, pelo excelente trabalho do diretor, expande a inquietação que a transforma ao espectador.

Realizando às exibiçõespor meio do Vimeo, os filmes ficam disponíveis de forma gratuita por 48 horas, sempre a partir das 20h de cada dia. Os links e respectivas senhas para acesso aos filmes serão disponibilizados nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook (www.facebook.com/centoequatro/) , no Instagram (@centoequatrobh) e no site do 104 (www.centoequatro.org). Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha. A curadoria da programação é assinada por Mônica Cerqueira.

A programação do CINE 104 é uma realização viabilizada pelo Ministério da Cidadania e Lei de Incentivo à Cultura.

Programação “CINE104 em Casa”

O link e respectivas senhas para acesso aos filmes serão disponibilizados nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook (www.facebook.com/centoequatro/) , no Instagram (@centoequatrobh) e no site do 104 (www.centoequatro.org). Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha.

28/10, 29/10, 30/10: “Oslo” de Tom Tykwer

Ano: 2010

Duração: 1h59

Sinopse e informações: Em “Triângulo Amoroso”, Hanna e Simon vivem um relacionamento há 20 anos. O casal de meia-idade e sem filhos mora em Berlim. Ambos estão entediados e prontos para mudanças. Hanna conhece um homem interessante e atraente e os dois passam a se encontrar. Simon também conhece alguém que o deixa fascinado. O que eles não sabem é que os dois se apaixonam pelo mesmo homem.

30/10, 31/10 e 01/11: “O Fim da Viagem, O Começo de Tudo”, Kiyoshi Kurosawa

Ano: 2019

Duração: 2h

Sinopse e informações: “O Fim da Viagem, O Começo de Tudo” é seu penúltimo filme, uma coprodução entre o Japão e o Uzbequistão, país da Ásia Central. O filme acompanha a jovem repórter Yoko, que está no Uzbequistão para gravar um episódio de seu programa de variedades para a TV japonesa. Yoko é interpretada pela estrela do J-pop Atusko Maeda, ex-integrante do grupo feminino AKB48, um mega sucesso no Japão. De forma bem humorada, o diretor conta as aventuras e desventuras da repórter nas suas andanças pelo país e o estranhamento provocado pela língua, pelo território e pela cultura. Essa viagem-reportagem transcultural acaba sendo uma jornada de autodescoberta para Yoko. Ela se transforma.

CINE104

Endereço: Centoequatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro)

Telefone: (31) 3222-6457

Instagram: @centoequatrobh

Site: https://www.centoequatro.org/

E-mail: cine@centoequatro.org