Peça cheia de atualidades, histórias e memórias do povo brasileiro, coloca os espectadores dentro de um jogo interativo.
De 5 a 8 de dezembro de 2024 a Cia Candongas apresenta a 2ª temporada de Uiraçu, seu mais recente espetáculo, que também é um jogo, onde cada espectador é, além de plateia, um jogador, peça importante no desenvolvimento da história. Como jogador, os espectadores podem interagir online com outros jogadores e ainda definir o rumo dos acontecimentos.
Em Uiraçu, o desafio a ser trabalhado foi o Exercício de Cidadania e para tanto os Candongueiros pesquisaram revolucionários da nossa história que lutaram, cada um a seu modo, por um Brasil melhor e independente de repressões e colonialismos. Brasileiros históricos como Maria Felipa, Luiza Pinta, Sepé Tiaraju, Joaquim Cândido, Dadá (a cangaceira), Zuzu Angel e o Profeta Gentileza serviram de arquétipos para as construções dos personagens que formam um grupo de rebeldes, chamado Bando Uiraçu na peça.
Estes personagens sofrem a repressão de um poder oficial em uma sociedade distópica. Para compor a dramaturgia desta distopia e do julgamento ao qual o Bando é subjugado, a companhia baseou-se em um momento histórico: a reunião presencial dos Conjurados Mineiros para a leitura da sua primeira sentença, das duas enviadas pela coroa, que condenou a maioria dos envolvidos à morte. Assim como aconteceu na Inconfidência Mineira, o espetáculo também explora a opressão colonial, a reação dos réus e os desdobramentos desta sentença no desencadear de seus dramas.
Mas, no caso do espetáculo Uiraçu, o público presente tem o poder de agir, através do jogo, durante o espetáculo, para influenciar nos rumos da história que acontece ao vivo na sua frente. A Companhia acredita que o espetáculo propõe uma metáfora prática e lúdica do exercício da cidadania por meio de interação presencial e virtual.
A distopia acontece num mundo onde a população está subjugada a um poder repressor chamado “Uniformidade”, associado a outra entidade que lucra com essa repressão: o “Mercado Financeiro”. Que além de reprimir as ações do povo, abominam a empatia e limitam a distribuição de oxigênio como forma de manter o povo sob controle e acumular mais riqueza. Mas, inconformados, algumas pessoas da população resolvem criar o Bando Uiraçu para que, unidos, organizem uma rebelião contra a Uniformidade: são eles Dadinha, Gentil, Joca, Luz e Tipé – mas entre eles há um traidor.
Para dar andamento à peça, a Cia decidiu transformá-la num game e instigar a participação do público. “Queríamos que as pessoas se divertissem e participassem de Uiraçu ativamente, por isso surgiu a ideia de transformá-la num jogo online que, ao longo da peça, vai distribuindo tarefas à plateia”, conta Gustavo Bartolozzi, gestor da Cia Candongas.
A principal dinâmica divide o público entre galinhas, lobos e águias: “É baseado naquele jogo antigo do polícia, vítima e assassino: os lobos tentam prender as águias, as águias podem transformar galinhas em outras águias e as galinhas podem ou não ser transformadas em águias e também podem ‘banguelar’ os lobos, tirando deles o poder de prender águias o que leva à derrota da revolução – isso acontece em quatro momentos da peça. Além disso, o público também pode defender de viva voz algum réu e também votar, por exemplo, para escolher qual réu fez a melhor defesa e merece ser libertado”, diz Gustavo.
O site “Guia Uiraçu” funciona como uma linha do tempo de qualquer rede social. “As informações aparecem sempre no topo da lista nos momentos específicos do espetáculo, pedindo para que as pessoas participem, joguem, apostem, respondam questões que no final ajudam a definir o final da história”, completa.
Sobre Uiraçu _________________________________
Segundo o gestor, o grande diferencial de Uiraçu é sua inovação. “Não é só uma peça de teatro e nem só um jogo também. É uma experiência completamente diferente que o público terá porque ele vai poder interferir diretamente na história, decidir o que acontece, participar ativamente ou ser espectador, de acordo com o que desejar”.
Uiraçu é dirigida pelo renomado Paulo Flores, fundador do grupo teatral gaúcho “Ói Nóis Aqui Traveiz” e traz no elenco Carolina Cândido, Chica Reis, Gustavo Bartolozzi, Rogério Gomes e Wesley Simões. O texto da peça foi escrito pelo Núcleo de Dramaturgia da Candongas, formado por Bartolozzi e Guilherme Theo, com orientação Anderson Feliciano.
O projeto compartilha a missão da Companhia Candongas, que há 30 anos, procura “fortalecer a identidade do Brasil não oficial, por meio de uma arte que conjugue afeto, prazer, responsabilidade social e senso crítico”.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla. Após adquirir o ingresso, o espectador deve entrar no https://uiracu.ciacandongas.com.br/ e criar seu avatar do jogo.
O Projeto é realizado pela Cia Candongas com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Emenda Parlamentar no âmbito do Termo de fomento 011848/2023 firmado com a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE e também com copatrocínio da Copasa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ficha Técnica______________________
Direção: Paulo Flores
Assistência de Direção: Cláudia Henrique
Dramaturgia: Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi
Consultoria em dramaturgia: Anderson Feliciano
Elenco: Carolina Cândido, Chica Reis, Gustavo Bartolozzi, Rogério Gomes e Wesley Simões
Cenógrafo e figurinista: Marcelo Xavier, com contribuição de Wesley Simões
Confecção de adereço e figurino: Adriano Borges
Confecção de cenário: Gastão Arreguy Filho e Sumaya Costa
Trilha sonora: Geovanne Sassá, com participação de Fernando Muzzi
Preparação corporal e coreógrafo: Marcos Miranda
Direção Musical: Geovanne Sassá
Preparação vocal: Kátia Couto e Babaya
Desenvolvedores do jogo: Rodrigo Cesar Lopes Martins (Zed), Ian Rafael de Souza Oliveira, John Everton Goncalves Aguiar Santos e Luiz Gustavoe Matos Paiva
Coordenação Técnica: Cleverson Eduardo
Iluminação: Cleverson Eduardo
Operação de Luz: Artur Ferraz Bartolozzi
Audiovisual e fotografia: Aline Teixeira
Produção: Jü Ribhäs
Designer Gráfico: Carolina Candido
Contabilidade: MCosta e Vaz Serviços Contábeis
Prestação de contas: Contas & Pontos Culturais
Consultoria em Economia: Harley Silva
Consultoria em jogos: Pablo Gobira
Consultoria em Teatro Negro: Soraya Martins
Gestores: Cláudia Henrique e Gustavo Bartolozzi
Coordenação de projeto: Rapsódia LTDA
Administrativo: Nilza Zanandreis
Assessoria de Imprensa: Bicalho Comunicação
Clipagem: InterClip – Monitoramento de notícias
2ª Temporada “Uiraçu” – Cia Candongas
Data: 05, 06, 07 e 08 de dezembro
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Casa de Candongas (Av. Cachoeirinha, 2221 – Santa Cruz – BH/MG)
Capacidade: 70 pessoas
Classificação etária: 16 anos
Duração: 1h20
Ingressos: Gratuitos
Site para retirada: https://www.sympla.com.br/uiracu—cia-candongas__2737790
Cia Candongas: https://uiracu.ciacandongas.com.br/
Tutorial do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=emkRMO7xmwE
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