Até sábado (27): Cia El Individuo encerra a ‘Caravana da Alegria’ com apresentações circenses em semáforos da Av. do Contorno
Intituladas “Circo do Minuto”, apresentações acontecem entre esta quinta-feira e sábado, 25 e 27 de abril, em semáforos das regiões Leste e Centro-Sul da capital; atividade encerra projeto que celebra os 20 anos da companhia
Para comemorar duas décadas dedicadas à democratização do circo e à formação de aprendizes da arte circense, a Cia Teatro El Individuo realiza neste ano a 5ª edição da “Caravana da Alegria”. Com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), o projeto encerra um mês de atividades neste fim de semana, com o chamado “Circo do Minuto”: uma série de apresentações circenses realizadas pela trupe e por convidados em semáforos da capital. Nesta edição, os números acontecem em semáforos da Avenida do Contorno, nas regiões Leste e Centro-Sul, entre esta quinta-feira e sábado, 25 a 27 de abril (veja no fim do release os pontos e horários).
O “Circo do Minuto” tem a intenção de reproduzir a essência do circo em números curtos, de alto impacto visual e vai reunir cinco palhaços profissionais junto a outros cinco palhaços amadores em números de palhaçaria, malabares e equilíbrio. Para as apresentações, foi feito chamamento público, com inscrições divulgadas no Instagram da companhia. As ações realizadas na rua pretendem levar doses de improviso e muita interação com o respeitável público, fazendo de cada apresentação um espetáculo inédito.
Programação de aniversário
A 5ª edição da “Caravana da Alegria” começou em março e vai até este sábado, 27 de abril, totalizando 45 atividades em centros culturais e nas ruas, que tiveram por objetivo aproximar as atividades circenses da população e descentralizar o acesso à cultura. Mantendo o caráter itinerante que levou a Cia El Individuo a centenas de cidades do Brasil e do mundo ao longo de duas décadas, a edição comemorativa do projeto aconteceu nos Centros Culturais Lindéia Regina, Alto Vera Cruz, Vila Fátima, Vila Marçola, Bairro das Industrias, Liberalino Alves de Oliveira, Pampulha, Zilah Sposito, Venda Nova e Urucuia, além das ações ao ar livre.
Durante a programação a Cia Teatro El Individuo apresentou dois dos maiores sucessos de seu repertório, em formatos repaginados. Um deles é o espetáculo “Grandes Roubadas”, protagonizado pelo palhaço Mercúrio (Marcelo Castillo), que revisita números clássicos do circo, a partir de cenas de improviso. O outro é “Circo Miko”, cuja ideia principal é revelar que os erros podem apontar muitas virtudes. Por isso, a montagem faz um convite à completa falta de vergonha ao expor malabaristas que erram, mágicos que deixam escapar truques e acrobatas que não disfarçam o medo da altura.
Quanto aos espetáculos de rua, o projeto “Palhaço Cidadão”, conhecido popularmente como “Saídas de Palhaços”, propiciou uma série de intervenções circenses livres nas ruas do entorno dos centros culturais. “As ‘Saídas de Palhaços’ são fantásticas oportunidades de chegar ao público a partir de seus cotidianos: as conversas nas calçadas, o cafezinho na padaria. Nessas ações, os palhaços percorreram as ruas do entorno dos centros culturais, em becos, ruas, comércios, casas. São sempre duas horas de palhaçaria oferecida ao público de forma espontânea”, diz o artista circense Marcelo Castillo, idealizador do projeto e diretor da Cia Teatro El Individuo.
“Levar nossa arte aos centros culturais faz parte da descentralização das ações artísticas da Cia El Individuo, da busca pela democratização do acesso aos bens culturais. Queremos sempre nos apresentar para todo tipos de público. Já nas ‘Saídas de Palhaços’ é quando convocamos o público nas ruas e apresentando os espaços culturais para a população que não conhecia o equipamento cultural” , completa Marcelo.
Um dos grandes destaques da edição comemorativa da “Caravana da Alegria” foi a “Oficina de Palhaçaria Feminina”, com a artista cênica Mariana Rabelo, que ocupou o Centro Cultural Vila Fátima nos dias 10, 12, 17 e 19 de abril. “O circo tem muito a mudar, a desconstruir. E a oficina teve esse intuito. Foi uma ação de aprimoramento e capacitação de artistas circenses nas artes da palhaçaria. Um momento de palhaças para palhaças”, finaliza.
CIA TEATRO EL INDIVIDUO
Programação – 20 Anos da Caravana da Alegria
“Circo do Minuto” | Apresentações circenses em semáforos
* Quinta-feira, 25/4, às 16h – Avenida do Contorno com Rua do Ouro
* Sexta-feira, 26/4, às 8h – Avenida do Contorno com Rua Floresta
* Sexta-feira, 26/4, às 16h – Avenida do Contorno com Avenida Andradas
* Sábado, 27/4, às 8h – Avenida do Contorno com Av. Nossa Sra. do Carmo
Adicionar Comentários