Canto Coletivo para Mulheres 18/04

Empoderamento feminino por meio da voz

Greyce Ornelas, professora do Núcleo Villa-Lobos, ensina para mulheres como o canto pode ser instrumento de conscientização e expressão

Usar a música como forma de prazer, afirmação e empoderamento feminino. Esse é um dos objetivos do curso Canto Coletivo para Mulheres, que será realizado pela professora Greyce Ornelas, no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical.  As aulas começam no dia 18 de abril e ocorrem sempre às quintas-feiras, de 19h30 às 21h, na unidade do bairro Santa Efigênia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no próprio núcleo, na rua Grão Pará, número 660.

Greyce Ornelas, responsável pelo curso, conta que a ideia partiu de uma pesquisa pessoal sobre o universo feminino, o que a colocou em contato com mulheres em busca da própria voz e de expressividade. “Muitas mulheres foram criadas para se calarem diante de outras vozes como pais, maridos e irmãos. Com isso elas acabam se calando e se desconectando com os próprios desejos pessoais. O curso busca trabalhar a expressividade vocal por meio de canções que trazem a temática feminina à tona, resgatando musicalidade pessoal de cada uma e fazendo uma conexão com o universo feminino atual, em um ambiente de cooperação, sem competitividade, de afeto, empatia e confiança entre nós”, afirma.

Todas as canções trabalhadas nas aulas semanais, de uma hora e meia de duração, foram compostas por mulheres e, de alguma forma, tratam dos desafios, das lutas, dos dramas e das vitórias delas hoje e ao longo da história. Greyce Ornelas acredita que por meio do canto em grupo é possível que as mulheres consigam se expressar melhor e colocar para fora todas as angústias do dia a dia.


“O feminino, em si, tem uma característica interessante de acolher, é um universo que inclui e se fortalece no coletivo. Cantar em grupo com outras mulheres é uma forma de se reconhecer e empoderar, além de ser um trabalho de autoconhecimento profundo e de exposição intensa. Fazer esse processo acontecer em grupo pode ser mais leve, mais fácil e prazeroso”, afirma a educadora.

O curso praticamente não tem restrições. As aulas podem ser feitas por pessoas desde a adolescência até a terceira idade, com ou sem experiência profissional com o canto. “Excluindo o público infantil, quaisquer vozes que se identifiquem como femininas são bem-vindas, sejam elas jovens, adultas, idosas ou trans. Todas que desejam cantar e buscam um conhecimento maior da sua voz estão aptas a participar”, conclui Greyce Ornelas. 


Quando: De abril a setembro, todas as quintas-feiras

Horário: De 19h30 às 21h

Local: Rua Grão Pará, 660, Santa Efigênia

Informações: (31) 3241-4177