CâmeraSete recebe a exposição Retratistas do Morro 14/02 a 04/04

A exposição Retratistas do Morro chega à CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais a partir do dia 14 de fevereiro (sexta). A mostra, que possui curadoria do artista visual, pesquisador e empreendedor cultural Guilherme Cunha, reúne imagens pertencentes à história recente da fotografia brasileira produzidas pelos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, que trabalham, desde a década de 1970, registrando o cotidiano dos moradores da Comunidade do Aglomerado da Serra, segunda maior favela do país localizada em Belo Horizonte. A abertura será no dia 13 de fevereiro (quinta), a partir das 19h, e contará com a presença dos fotógrafos. Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

Segundo Guilherme Cunha, que realiza pesquisas em torno da história da fotografia e restauração de imagens, as fotos de João e Afonso nos revelam outras versões da história das metrópoles e das populações de favela no Brasil, contadas a partir das experiências e visões de mundo de seus próprios moradores. “João e Afonso possuem uma trajetória artística que ultrapassa a noção do documental, e passa a ser biográfica. Ambos representam suas trajetórias de vida, lutas e conquistas, entrelaçadas ao cotidiano de moradores do Aglomerado da Serra, que são seus pares, já que também eles moram no local”, conta o curador.

Em meio a gestos fotográficos que não implicam uma abordagem profissional, os fotógrafos captam diferentes realidades familiares e seus movimentos cotidianos: casamentos, nascimentos, batizados, jogos de futebol, velórios, formaturas e bailes. Segundo Cunha, “João e Afonso construíram uma iconografia inédita, das poucas ainda preservadas, em que é possível acessar por meio da imagem mudanças nos cenários social, político, econômico e cultural, ocorridas nas favelas do Brasil ao longo dos últimos quase 50 anos”.

Ritos de passagem – A expografia de Retratistas do Morro explorará o espaço da CâmeraSete de modo a imergir o visitante naquele universo. “O primeiro andar do espaço será dedicado aos retratos 3×4 feitos por João no período entre 1975 a 1979, com uma câmera Yashica Mat, e a coleção de fotografias de becas ou formaturas, em que as crianças da Comunidade da Serra, estudantes da rede pública de ensino, foram fotografadas celebrando o percurso de diferentes períodos escolares”, explica Cunha.

Já as imagens de Afonso Pimenta serão apresentadas em grande escala, e farão com que os visitantes se sintam dentro de um baile, como um corpo a corpo com os fotografados. “O percurso de Afonso como fotógrafo profissional começou a se consolidar nos registros dos bailes de soul da Comunidade da Serra. Ao longo da década de 80, ele acompanhou os movimentos culturais que traziam a afirmação e força da identidade cultural negra em BH”, explica Cunha. “Optamos, dessa forma, pela ambientação de um baile no segundo andar da galeria, com globo giratório e soul music“.

RETRATISTAS DO MORRO

Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais

Endereço: Av. Afonso Pena, 737 – Praça Sete – Centro

Período expositivo: 14 de fevereiro a 4 de abril de 2020

Abertura: 13 de fevereiro, 19h

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400