Brincando para conhecer a África: na semana da criança 11/10 e 15/10

Brincando para conhecer a África: na semana da criança, o CCBB oferece programação especial que aproxima os pequenos da cultura africana  
Entre 11 e 15 de outubro, o  Centro Cultural Banco do Brasil oferece atividades gratuitas como jogos, contações de histórias, laboratórios sensoriais envolvendo a exposição Ex África, a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil 
Belo Horizonte, outubro de 2017 – Histórias fantásticas sobre orixás, jogos que desafiam os pequenos a conhecer lendas, ritmos, tradições e estilos afro-brasileiros. Brincando conhecemos a África? Se depender do CCBB Educativo, a resposta é sim. Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a trupe de arte-educadores do Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma programação especial (e super divertida) para aproximar a garotada da cultura, da mística e das belezas do continente africano.
Entre 11 e 15 de outubro, pais e filhos serão convidados a participar de cortejos musicais, laboratório sensorial e contações de histórias embaladas pela exposição “Ex África”, a maior e mais importante mostra de arte africana contemporânea realizada no Brasil. (Confira a programação completa do CCBB Educativo e horários mais abaixo)
O intuito é trabalhar a importância da cultura africana por meio de uma linguagem festiva que envolva, divirta e chame a atenção dos pequenos, como sublinha o coordenador do CCBB Educativo em Belo Horizonte, Danilo Filho. “Afinal, o que de nós existe na África? Como as crianças podem se reconhecer na cultura africana? O que temos a aprender?”.
Segundo ele, as brincadeiras e histórias da programação educativa são permeadas por músicas, danças, bonecos, máscaras e outros adereços que exaltam, assim como a própria exposição, a importância do continente africano na formação das pessoas. Outro ponto fundamental abordado em “Ex África” e nas atividades educativas é um aprendizado do conceito africano Ubuntu que diz:  “eu sou o que sou pelo que nós somos”. “É uma forma importante de exaltar a influência do coletivo na nossa formação individual, quebrando esteriótipos e levando a nos   reconhecer no outro”, sublinha o coordenador.  Conheça a programação completa para o Dia das Crianças:
ESPAÇO SENSORIAL
Vamos conhecer a África? No Espaço sensorial, uma rede afetiva, envolvendo raízes de árvores como o baobá (uma árvore ancestral, conhecida na África por guardar milhares de histórias) vai convidar o público a criar relações com a arte contemporânea africana mergulhando no universo do continente.
*Diariamente, de 11 às 18 horas. Exceto às terças-feiras.
PEQUENAS MÃOS
No Pequenas Mãos, atividade elaborada especialmente para crianças entre 3 a 6 anos, os arte-educadores acompanham os primeiros passos dos pequenos visitantes em uma exposição, relacionando e mediando as obras de arte como se participassem de uma brincadeira.
*Diariamente, às 13 horas. Exceto às terças-feiras.
EM CANTOS E CONTOS
Nos Em Cantos e Contos, histórias que trazem à tona a cultura, a mística, a tradição e, especialmente, a produção literária contemporânea africana convidam pais e filhos a viajarem pelas lendas e belezas do continente.
*Diariamente, às 15 horas. Exceto às terças-feiras.
AÇÃO DE ARTES VISUAIS
A Ação de Artes Visuais é fundamental para aproximar o público tanto do conteúdo da exposição, quanto para desenvolver o pensamento reflexivo a partir da experimentação. Através de suportes e objetos de mediação, a vivência com o fazer artístico fica mais criativa.
*Diariamente, às 16 horas. Exceto às terças-feiras.
Além da programação para as crianças dedicada à exposição “Ex África”, o CCBB oferece:
OFICINA DE GAMES COM REALIDADE AUMENTADA
*Dias 9 e 11 de outubro
1° Turma: 14:00 às 15:00 – Criação de Game 2D
2° Turma: 15:15 as 16:15 – Realidade Aumentada
3° Turma: 16:30 as 17:30 – Programação no Minecraft
4° Turma: 17:45 às 18:45 – Criação de Game 2D
5° Turma: 19:00 às 20:00 – Realidade Aumentada
SESSÃO PIPOCA – FESTIVAL DE CINEMA BB DTVM
*Dia 12 de outubro
16h – “Tainá, a origem”
18h – “Um tio quase perfeito”
JAZZINHO
12 de outubro, quinta-feira
11h00-12h00 | Cantigas do Bem Querer, com Orquestra Ouro Preto
Centro Cultural Banco do Brasil – teatro 1
13 de outubro, sexta-feira
17h00-18h00 | Brincando com as Teclas – Toninho Ferragutti e Salomão Soares
Centro Cultural Banco do Brasil – Pátio Interno
14 de outubro, sábado
17h00-18h00 | Vovô Tom Jobim completa 90 anos!, com Sílvia Negrão
Centro Cultural Banco do Brasil – Pátio Interno
15 de outubro, domingo
17h00-18h00 | Domingo com Pink Floyd e sua turma, com Túlio Mourão e Renato Saldanha (e percussionista)
Centro Cultural Banco do Brasil – Pátio Interno
ESPETÁCULO INFANTIL BERENICE E SORIANO
*De 7 a 15 de outubro, quinta a domingo, às 16h e às 18h
CCBB Belo Horizonte
Aberto de quarta a segunda-feira das 9h às 21h
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
CEP 30140 010 | Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3431 9400

Patrocinado