BEL LAR cria a instalação Oasis Particular

Empresa investe em projeto cenográfico com tendências mundiais

A BEL LAR Casa Contemporânea apresenta a exposição “Oásis Particular”. É um projeto conceitual que engloba design, arquitetura e arte. A ideia é apresentar até três exposições por ano, com diferentes materiais, produtos e parceiros. O objetivo é criar um cenário no interior da loja que possibilite a arquitetos, designers e amantes de decoração uma experiência lúdica, baseada em tendências globais de design e comportamento. Não há data definida para o fim da exposição, mas a ideia é que o projeto permaneça até outubro. Para novembro, já há a previsão de desenvolver outro cenário dentro dessa proposta. Transformar os espaços em refúgios, em oásis particulares. Esse foi o mote utilizado pela Decortiles, parceira da BEL LAR, para lançar a coleção 2020 de revestimentos. “Oásis Particular” é isso: conectar o ser humano ao primitivo, ao exótico e à origem dos materiais naturais, criando uma experiência visual e sensorial única para os amantes da arquitetura e do design perceberem o que há por trás de cada uma das novidades.

O arquiteto Roger Lages é o responsável pela criação da cenografia. “Meu papel na BEL LAR é ajudar na criação de um planejamento estratégico, criando um conceito e produzindo a materialização de elementos, que levem a uma experiência única, em conformidade com tendências mundiais de design e comportamento”, afirma o arquiteto. A instalação Oásis Particular leva o mesmo nome da coleção 2020 da Decortiles, uma marca de revestimentos pertencente ao grupo Eliane e que está posicionada em uma linha produtos com maior conceituação. A Decortiles e Eliane são historicamente fortes parceiras do grupo IGL, contexto no qual está inserida a BEL LAR.

Roger  descreve com mais detalhes o cenário: “Estes lançamentos revestem cubos sensoriais suspensos que propõem espaços particulares de experimentação em seu interior. Destaque para o volume maior, revestido com o porcelanato Amazonite, que sintetiza a cor do ano da Decortiles”, detalha. E, ainda complementa que “em sua experiência interior estão expostos objetos juntamente com alguns itens da coleção que se conectam à releitura de uma memória imagética de brasilidade em três escalas: o Urbano, a Natureza e o Histórico.“, finaliza.

As formas propostas na cenografia e a escolha dos produtos também estão conectadas com as principais tendências de design vistas na última Feira de Milão, importante evento do setor, com destaque para a abordagem do uso marcante de pedras exóticas e ornamentais nos espaços internos. O uso da proporção métrica modular de 1,20 m na instalação estabelece, simbolicamente, uma relação com a escala humana, a escala individual e particular, e procura, ainda, demarcar indiretamente o atual posicionamento do Grupo Eliane, que deu início na produção nacional dos formatos 1,20 x 1,20 m à partir de recente investimento na expansão de sua fábrica.

Este projeto começa com a definição de uma marca para oferecer o espaço cenográfico de destaque. Após essa escolha, a BEL LAR dá início ao trabalho de criação mediante uma série de critérios estratégicos como design e conceito das coleções atuais. Outros fatores que contribuem com as escolhas são a conexão com tendências e comportamento, a força da parceria comercial, o caráter de inovação dos produtos, dentre outros fatores.

Diante de um forte cenário de e-commerce e de exponencial aumento na quantidade de produtos ofertados pelas diversas marcas do mercado, a BEL LAR pensou em criar essa curadoria que é bastante objetiva para o momento de especificação das soluções dos projetos de arquitetura e design. Nesse sentido, a pretensão é buscar experiências maximizadas nessas instalações artísticas. A proposta é criar elementos que gerem conexão com as pessoas e promovam um repertório de conhecimento que possa ser levado e expandido para as residências e demais espaços que os clientes estejam construindo ou reformando.

Ficha Técnica

INSTALAÇÃO OÁSIS PARTICULAR

LOCAL: BEL LAR Casa Contemporânea – BR 356, 3300, Santa Lúcia. Belo Horizonte/MG

TELEFONE: (31) 3254-2000

HORÁRIO: Seg. a Sex.: 9h às 19h | Sáb.: 9h às 14h

IDEALIZAÇÃO: BEL LARCasa Contemporânea

PARCERIA: Decortiles

DIREÇÃO DE ARTE: Roger Lages

CENOGRAFIA: PAR CENOGRAFIA E ROGER LAGES

PRODUÇÃO CENOGRÁFICA: PAR CENOGRAFIA

VT E FOTOGRAFIA: ESTUDIO NY 18

Adicionar Comentários

Clique para comentar