Atelier especial de tortas natalinas 19/11

O Natal tem cheirinho de comida especial e muito carinho. Afinal, é uma das datas do ano em que a culinária se torna uma das grandes atrações. Desde a entrada até a sobremesa, os pratos são feitos com capricho e com ingredientes especiais, pouco utilizados no dia a dia. Das receitas mais esperadas nessa época do ano estão, claro, as sobremesas!

Seja para facilitar a vida de quem gosta de uma boa culinária, seja para quem quer aproveitar a época para aumentar as vendas, no dia 19 de novembro a Chef Pâtissière Mariana Correa, da La Parisserie, em parceria com espaço de cursos da Chocolatier Renata Penido, realizará uma super aula de tortas natalinas.

A aula terá oito horas de duração, combinando teoria e prática. “Vamos fazer três tortas com frutas e ingredientes sazonais do natal brasileiro. As bases serão massas clássicas da pâtisserie para tortas, com todo o passo a passo, suas aplicações e a formulação de receitas diferentes para cada uma delas, com montagens e apresentações diferentes e modernas”, explica Mariana.

A ideia da parceria partiu das Chefs, que sentem falta de uma escola de confeitaria realmente dedicada ao tema em Belo Horizonte. “As faculdades de gastronomia não têm a preocupação que deveriam com essa área. Os alunos saem completamente crus dos cursos em relação à confeitaria. Não temos mão de obra especializada, o que acarreta ainda mais na luta para sermos reconhecidos no meio da gastronomia, pois a confeitaria é sempre colocada em segundo plano”, ressalta Mariana Corrêa.

“Essa realidade já é questionada em nosso meio há algum tempo e por vários chefs da área. Até mesmo os chefs confeiteiros mais famosos e bem sucedidos do país se queixam dessa realidade diariamente”, afirma a Chef Patissière De acordo com ela, a parceria surgiu nesse interesse em comum de fazer a confeitaria chegar ao patamar merecido e ser mais valorizada.

Neste primeiro curso, que marca o início da parceria, as receitas terão técnicas e níveis diferentes: torta de pêssegos com coco (torta à base de pâte brisée, crème de coco fresco, pêssegos poché em cumaru, amêndoas); torta de figos e uvas (torta à base de pâte sucré de amêndoas, creme de mel, figos e uvas frescos com pralin de nozes e toque de azeite); e torta floresta negra estilo “Fantastik” (base de sablé breton de cacau, mousse de chocolate ao leite, creme chantilly, coulis de cerejas, cerejas frescas e decoração em chocolate).

No curso os alunos ganham um avental da La Parisserie, apostila completa, certificado impresso e toda a produção da aula. Segundo Mariana, a intenção é fazer cursos periodicamente, com temas diversos. “Sabemos que a confeitaria precisa ter mais destaque e trabalhamos para isso todos os dias. As pessoas gostam e procuram os sabores proporcionados por essa área da gastronomia, mas o que a gente percebe é que as criações apresentadas, na maioria das vezes, são ainda muito limitadas, o que pode desanimas os clientes a finalizar uma refeição com um doce num restaurante, por exemplo. Queremos trazer a confeitaria cada vez mais próxima do público e mostrar que as opções e possibilidades são infinitas. O que precisamos é de mais espaço para mostrar nosso trabalho, interesse, e valorização desses profissionais no Brasil”, afirma a Chef Patissièrie.

 

Datas: 19 de novembro

Onde: Atelier Renata Penido / bairro Serra

Horário: 9h às 18h

Investimento: R$ 950,00 (à vista); R$ 1.000,00 (em até 4 vezes, no cartão de crédito)

Informações e inscrições: contato@laparisserie.com.br

Vagas limitadas