Artista plástico Menote Cordeiro e o Bloco Baianas Ozadas 2018

Artista plástico Menote Cordeiro assina a identidade visual do carnaval do Baianas Ozadas 2018

O trabalho do artista estará estampado na camiseta do bloco que retrata Carlinhos Brow em ‘Deltas de Antônio’

Um dos expoentes do Carnaval de Belo Horizonte, o bloco Baianas Ozadas transforma a capital mineira em um pedaço de Salvador, sempre prestando tributo a música baiana. Em 2018 não será diferente. Com o tema “Pinte no CarnaBrown”, o bloco desfila na segunda-feira de folia, dia 12 de fevereiro, a partir das 9h, nas ruas centrais de Belo Horizonte, homenageando o músico Carlinhos Brown, que completa 40 anos de carreira. Para isso, o artista considerado multifacetado, por ser dono de um abrangente currículo de cantor, percussionista, compositor, arranjador, produtor e artista plástico, será representado pela sensibilidade do trabalho de outro grande artista plástico, o mineiro Menote Cordeiro.

Conhecido pelo minucioso cuidado e atenção, que traduz sua própria personalidade em arte, Menote Cordeiro ilustra nas telas trabalhos que brincam com a profusão de cores, jogos de texturas e referências à vida no Norte de Minas e ao Rio São Francisco. Para o carnaval de 2018 do Baianas Ozadas, Menote presenteou Carlinhos Brown com o trabalho que será a base da identidade do bloco, o rosto do artista feito em ‘Deltas de Antônio’.

“Esse convite para retratar o Carlinhos Brown na homenagem do Baianas Ozadas, mexeu com algumas questões pessoais. Pois, acredito que já existia, de alguma forma, uma sintonia ligando o meu trabalho com o trabalho do Brown e também ao Baianas. Nas referências afros, e principalmente nas religiosas. Antes do convite eu estava no processo de criação de uma imagem inspirada nos guerreiros de Ogum, orixá de quem Brown é devoto, e sinto que pintá-lo em seguida foi uma continuidade. E o resultado foi incrível. No trabalho final, eu quis retratá-lo, em ‘Deltas de Antônio’, como representação de um grande rio, que espalha esta cultura baiana riquíssima que tem o Baianas Ozadas. Por isso, Brown será estampado nas camisetas do bloco como um afluente dessas águas, e os peixes como elementos de ligação dessa espiritualidade”, explica o Menote Cordeiro, autor da obra.

O artista plástico, que recebeu o consentimento e emocionou Carlinhos Brown com seu trabalho, se sente privilegiado em assinar o projeto visual do Baianas Ozadas.  “O convite surgiu de um encontro. Bastou uma conversa para que eu, Geo e Polly nos identificássemos em diversas afinidades. Desde então, nasceu uma amizade, e eu percebi que unir o meu trabalho à construção de um projeto tão grandioso em Belo Horizonte, como o Baianas Ozadas, representava para mim um privilégio. Ou melhor, a ousadia de expor minha arte a milhares de pessoas de uma só vez. Mais ainda por se tratar de um ano que o carnaval de BH, com certeza, baterá o recorde em número de foliões”, destaca o artista plástico.

A criação do rosto de Carlinhos Brow, desenhado em ‘Deltas de Antônio’, na linguagem perfeita do bloco, traduz claramente a essência do carnaval do Baianas Ozadas. A arte feita por Menote Cordeiro, serviu de inspiração para todo o projeto visual do bloco, e além de algumas peças gráficas desenvolvidas, o trabalho estará estampado nas camisetas oficiais de todos os participantes do desfile mais “ozado” da capital mineira. A versão original da obra, feita em tela, foi presenteada ao artista baiano Carlinhos Brown, que se emocionou com o trabalho.

Carnaval Baianas Ozadas

O Baianas Ozadas foi criado em 2012 pelo baiano radicado em BH, Geo Cardoso, que convidou um grupo de amigos para sair como uma ala no carnaval da capital. Desde o primeiro ano, todos – homens e mulheres – se vestem com saias, turbantes e colares de baianas em reverência às tradicionais baianas, de forma bem-humorada e compondo um visual peculiar.

No ano seguinte, a ala deu origem ao bloco. E desde então, ele cresceu vertiginosamente ano a ano, se tornando o maior do carnaval de Belo Horizonte. Em 2017, o público ultrapassou o número de 500 mil pessoas. Para 2018, o Baianas Ozadas prepara um repertório com clássicos eternos do Carnaval, ritmos baianos e sucessos de Carlinhos Brown, que vão empolgar os foliões que tomam as ruas da capital mineira.

 

Desfile de Carnaval Baianas Ozadas

Tema: “Pinte no CarnaBrown”

Data e Horário: 12 de fevereiro de 2018, sábado, a partir das 09h

Concentração: Av. Afonso Pena com Rua da Bahia, Centro, Belo Horizonte/MG

Patrocinado