Ana Proença retorna ao Cine Theatro Brasil com o show Dona Ivone Lara

A cantora Ana Proença retorna ao Cine Theatro Brasil com o show “Dona Ivone Lara: mas quem disse que eu te esqueço”. Em uma homenagem àquela que é considerada a Primeira Dama do Samba, o repertório é um passeio pelas canções emblemáticas da compositora e algumas de suas parcerias com grandes nomes do samba brasileiro.

Apresentado em julho de 2019, o espetáculo traz uma novidade. Além dos instrumentos tradicionais de uma roda de samba, contará com o auxílio luxuoso da flauta e do piano. Os arranjos valorizam e reforçam detalhes harmônicos que buscam alcançar a expressão e o significado poético das canções. A data da apresentação – 8 de março, Dia Internacional da Mulher – também é carregada de simbolismo. Dona Ivone Lara representa o pioneirismo e a resistência da mulher no samba – foi a primeira mulher a compor para uma agremiação da elite do carnaval e a participar de uma ala de compositores.

A mineira Ana Proença, nascida em Belo Horizonte, construiu sua carreira participando de projetos coletivos, rodas de samba e shows que têm em comum o repertório de samba – tradicional e autoral -, além do choro. Atualmente, integra o projeto Samba da Feirinha, realizado semanalmente na região oeste da cidade, e se prepara para a gravação de seu primeiro EP, com obras dos compositores do Reduto de Compositores Vários Dons de Belo Horizonte, sob a direção musical de Betinho Moreno, a ser lançado até o final de 2020.