Ação Projeto verbogentileza 01/10

projeto verbogentileza carrega em sua essência a necessidade em ser itinerante, contribuindo para a uma convivência mais gentil por onde passa. Durante sua trajetória, o projeto já surpreendeu pessoas com suas ações “pop-ups” no trânsito, em praças, distribuindo flores, mensagens, promovendo a dança e o abraço. E no dia 1 de outubro o verbogentileza, em parceria com o Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA) e com o coletivo Piseagrama, participa de uma ação que busca pela melhoria do Ribeirão do Onça, no bairro Ribeiro de Abreu.

“Nossa missão é convidar e inspirar as pessoas a praticarem gentileza no seu dia-a-dia, multiplicando pequenas ações que podem trazer mudanças efetivas. Com esta ação queremos provocar descentralização das atividades culturais na cidade e colaborar com uma proposta em desenvolvimento da comunidade, da região nordeste. Queremos fazer junto, colaborar, agregar gentileza e pensamento construtivista à cidade para melhorar a vida nos grandes centros urbanos”, comenta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto. O verbogentileza levará ao evento seu Portal da Gentileza, com fitas coloridas e mensagens de reflexão.

Também neste dia, o coletivo Piseagrama lança a campanha “Nadar e pescar no Onça”, composta por bolsas com frases similares que o grupo já lançou para outros rios do Brasil e do mundo (Arrudas, Tietê, Capibaribe, Guaíba, Tejo). “A campanha de nadar e pescar nos rios viajou o mundo e agora volta a BH em sua nova versão, reivindicando água limpa no Onça, um ribeirão fantástico, que corre em leito natural, com pedras, cataratas e quedas d´agua”, coloca Roberto Andrés, um dos editores da Piseagrama.

O bairro Ribeiro de Abreu abriga a segunda sub-bacia da cidade, o Ribeirão do Onça. Sem uma presença ativa do poder público, a área foi ocupada por moradores, que construíram suas casas às margens do rio. Após vários pedidos da população local junto à Prefeitura nasceu o Parque Linear do Ribeirão do Onça – projeto que prevê equipamentos de lazer, ciclovias e a realocação de 2 mil famílias em áreas de inundação.

Desde então, a população se organiza em mutirões para ocupar as áreas públicas ao longo dos 6km de extensão do Ribeirão. No primeiro semestre de 2017, o Comupra, junto com moradores da região, professores e alunos da escola de arquitetura da UFMG, realizou um processo de criação de uma área de lazer com parquinho, mesas e bancos feitos com recursos de doações, além do plantio de árvores. “A ação teve o intuito de mostrar ao poder público a nós mesmos o que a comunidade é capaz de fazer”, coloca Itamar de Paula, um dos idealizadores e atuantes no movimento.

O passo seguinte foi a construção de um campo de futebol comunitário. O evento terá um piquenique comunitário, a presença das bolsas do Piseagrama e o Portal da Gentileza, no qual as pessoas poderão fazer fotos e interações com as fitas coloridas do projeto.

 

Datas/Horários: dia 1 de outubro, às 10h00

Local: R. Antonio Ribeiro De Abreu – 158 – Ribeiro de Abreu

Aberto ao público.

Facebook.com/verbogentileza

Instagram.com/verbogentileza