A saga de um povo africano nas montanhas de Minas Gerais

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS APRESENTA LIVRO E A PALESTRA “A SAGA DE UM POVO AFRICANO NAS MONTANHAS DE MINAS GERAIS”

EVENTO ACONTECE NO DIA 21/12 COM O HISTORIADOR MOACIR MAIA

Academia Mineira de Letras apresenta a palestra “A saga de um povo africano nas montanhas de Minas Gerais”, com o historiador Moacir Rodrigo de Castro Maia. Na ocasião, será lançado o livro “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais”, vencedor do prestigioso prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa.O evento acontece no dia 21 de dezembro, às 19h, e é aberto ao público com entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na palestra, Moacir Maia analisa momentos da vida de um grupo de africanos da chamada Costa da Mina, que se autoidentificava como courá / courano em Minas Gerais no século XVIII. O historiador revela como criaram e recriaram laços de solidariedade, dependência e autoridade com indivíduos do mesmo grupo e com outros africanos da Costa da Mina, em uma espécie de (re)encontro nas Américas.

O livro “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais” revela história inédita. A saga de um grupo de africanos vindo de um importante Estado do golfo do Benim que foi conquistado pelo reino do Daomé, tendo parte do seu povo escravizada e enviada para Minas Gerais. O historiador acompanha os indivíduos e o grupo na luta pela reconstrução de suas vidas em Vila Rica de Ouro Preto e Mariana.

O livro traz importante descoberta: a origem dos courás na África. Esse termo africano, traduzido para a língua portuguesa, era até então desconhecido. Este achado liga os dois lados do Atlântico, o que ainda é raro em investigações históricas. E revela uma das páginas mais surpreendentes da História da África e também da migração forçada de africanos para o Brasil colonial. O assunto também será abordado na palestra.

Academia Mineira de Letras

Lançamento do livro e palestra “A saga de um povo africano nas montanhas de Minas Gerais“, de Moacir Rodrigo de Castro Maia

Data: 21 de dezembro, às 19h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita