A produção audiovisual nas favelas é tema de debate no Memorial Vale 07/12

O Memorial Vale convida a todos para um bate-papo sobre a produção audiovisual feita nas favelas e periferias de Belo Horizonte. O evento será no próximo sábado, dia 7 de dezembro, de 13h30 às 17h dentro do projeto Diversidade Periférica, que visa trazer para o espaço do museu a produção cultural das periferias da capital mineira.

Serão exibidas algumas produções de vídeo e, em seguida, acontecerá a roda de conversa com os cineastas e videomakers Pedrão (Pedro Henrique Monteiro Moreira), Marcão (Marcos Donizetti da Silva), Cristiano Rato e Gabi Matos. Em seguida, haverá apresentação de dança da Cia dos Anjos e show do grupo Blues do Morro. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

Mostrar e pensar a produção de cinema e vídeo das favelas contribui para revelar como os moradores dessas comunidades têm feito seus registros sobre sua vida cotidiana e sua cultura e o que isso significa para eles. “Pelo olhar da favela, registrar é ferramenta para descolonizar. O protagonismo tem se dado em todas as áreas da produção audiovisual, proporcionando representatividade, visibilidade e inclusão”, observa a curadora do Diversidade Periférica, Patrícia Alencar, uma das presidentes da Central Única das Favelas (Cufa).

Com apresentação do Blues do Morro e da Cia dos Anjos

Data: 7 de dezembro (sábado)

Horário: 13h30 às 17h

(O evento começa com o bate-papo sobre produção audiovisual e, em seguida, acontecem as apresentações de dança e música)

Local: Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação do espaço.

Horário especial de funcionamento em dezembro: do dia 10 ao dia 21 de dezembro, às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 20h30, com permanência até as 21h. Nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01/2020 o museu estará fechado.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/