Exposição de pintura (IN)SACRALIDADES 26/09 a 27/10

A pintura de Wander Lara na Galeria da Fundação FCPEMG
A exposição (IN)SACRALIDADES de Wander Lara ocupa a Galeria de Arte da Fundação FCPEMG, à partir de do dia 26 de setembro, quando será inaugurada às 19 horas, ficando em cartaz até 27 de outubro. A curadoria da mostra é assinada por Cristina Fonseca. A galeria está localizada do corredor cultural da rua da Bahia, nº 1.032, no 9º andar, no Centro.
A mostra, composta por 30 obras em óleo sobre telas, abrange o universo do realismo fantástico de Wander Lara, cuja expandida temática transita entre a realidade e a fantasia, a sensualidade e a transcendência, a matéria e o espírito, peregrinando do profano ao sagrado com naturalidade e vigor. No seu universo onírico e surreal, os elos da vida formam correntes fortificantes que sustentam homens e cavalos alados, jóqueis apocalípticos, portais que se abrem, rios que escoam em leitos intangíveis, paraplégicos que se erguem e frutos agigantados.
 Utilizando símbolos recorrentes em sua obra  como a água, a fruta, o lírio, o colibri, o vaso translúcido e o elo, o artista expressa a força interior e a superação que conquistou em sua própria vida. Vida essa, marcada por intensa influência cristã, fruto de experiências vividas em igrejas católicas e suas relações religiosas e profissionais com seus representantes. Lara morou por sete anos em uma das torres da Igreja São Sebastião em Belo Horizonte, a convite do pároco. Na ocasião, realizou relevante projeto que marcou sua trajetória artística: a pintura  de 14 painéis nas dimensões de 2,80 x 2,10 metros que compõem a Via Sacra da igreja. Os estudos dessa grandiosa obra, telas de 65 x 45 cm, serão apresentados pela primeira vez, nesta exposição. 
Abertura: 26 de setembro de 2017, terça-feira, de 19 h às 21:30 horas
Período: de 27 de setembro a 27 de outubro
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17 horas
Local: Galeria de Arte da Fundação FCPEMG
Rua da Bahia, 1032 – 9º andar, Centro
CEP. 30.160-011 – Belo Horizonte, MG
Tel. 3146-9302
Entrada franca

Adicionar Comentários

Clique para comentar