“Confluência de Mundos” acontece de forma gratuita no museu, neste domingo (18/05), a partir das 15h
Há muitas maneiras de viver e existir. As diferentes realidades, territórios, relações e saberes estabelecem uma multiplicidade de mundos que interagem com o planeta e suas formas de vida. Com o objetivo de abordar a diversidade de perspectivas que permeia o cosmos, buscando estimular reflexões críticas sobre o mundo ocidental eurocêntrico que se apresenta como universal, o Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina “Confluência de Mundos”, neste domingo (18/05), às 15h.
A proposta da atividade visa resgatar a exposição “Mundos Indígenas“, que esteve no Espaço do Conhecimento entre 2019 e 2023, a partir de conceitos dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop. Os participantes também serão convidados a conhecer modos de existir singulares e a pensar sobre a confluência de mundos distintos, a partir das concepções de Ailton Krenak e Nego Bispo que estão presentes na exposição de longa duração “demasiado humano“.
A participação é gratuita e aberta a todos os públicos, mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis a partir das 13h. Serão disponibilizadas até 15 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada. A oficina integra a programação da “23ª Semana Nacional de Museus”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que, neste ano, versa sobre o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Oficina “Confluência de Mundos”
Quando: 18/05/2025 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Público: Crianças, jovens, adultos e idosos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Adicionar Comentários