Festival Baderna: Cozinha e Conta: Taioba 15/12 a 17/12

BADERNA – EDIÇÃO COZINHA E CONTA: TAIOBA – RESSALTA UM DOS PRINCIPAIS INGREDIENTES DA CULINÁRIA MINEIRA
Festival online também fomenta a importância da mulher na gastronomia

De 15 a 17 de dezembro, o Festival Baderna – edição Cozinha e Conta: Taioba – apresenta a cultura mineira por meio de pratos preparados tendo como ingrediente principal a taioba. Em formato digital, o evento é realizado 100% por mulheres mineiras, uma forma de fomentar a participação e importância feminina na produção feita aqui. O evento vai celebrar a cidade de BH e a hortaliça.

A taioba – de nome tupi – é uma planta comestível que tem origem nas Américas Tropicais, muito apreciada pelos mineiros, um dos símbolos da nossa gastronomia. Cultivada nos quintais, jardins e hortas confere identidade há muitos pratos elaborados na cozinha do Estado.

Quatro cozinheiras foram convidadas para ensinar a receita de um prato com taioba. Cada uma delas vai representar uma região de BH reconhecidamente importante para o turismo: Pampulha, Santa Tereza, Mangabeiras e Circuito Liberdade. São elas: Mariana Gontijo, Anna Carla Loureiro, Elisangela Silva (Iaiá) e Maria Marta (Martinha).

Além disso, o Festival também conta com a participação de Carolina Ministério, pesquisadora, professora, mediadora e produtora cultural, historiadora da Casa Fiat de Cultura, que vai falar sobre a taioba. Ela pesquisou sobre a hortaliça como patrimônio imaterial da culinária mineira.

“Em 2021, idealizamos – Carolina Serdeira, Perla Horta, Renata Chamilet e eu -, o Festival Baderna, uma produção cultural realizada 100% por mulheres. No ano passado, pensamos em um formato diferente, que pudesse falar sobre a culinária mineira. Daí surgiu a ideia de trabalharmos com a Taioba, essa planta dos nossos quintais, com alto valor nutritivo, que é também substantivo feminino. Junto com a Taioba veio a vontade de homenagear a nossa BH, chamar as pessoas para ver como é linda a cidade. Pronto, juntamos tudo e nasceu o Festival Baderna, conta e cozinha: taioba”, explica Juliana Nogueira, uma das organizadoras do festival.

Festival Baderna: Cozinha e Conta: Taioba
De 15 a 17 de dezembro
Online, no Youtube do Festival Baderna
Programação:
15/12: Quinta, 17h – Abertura do Festival com palestra da Carolina Ministério                                                                             16/12: Sexta, 10h: Receita da Mariana Gontijo; 17h: Receita da Maria Marta
17/12: Sábado: 10h: Receita da Ana Carla; 17h: Receita da Elisangela (Iaiá)
Instagram do evento: @festivalbaderna