Selecionamos algumas dicas de lojas com produtos incomuns ou um jeito de atender mais hospitaleiro, bem típico dos mineiros
Seja por um produto diferenciado, vendido em uma determinada loja, que não está disponível nas grandes redes de supermercado, ou pela forma hospitaleira e cortês dos comerciantes atenderem seus clientes, os mercados municipais são verdadeiras pérolas da nossa cultura popular.
Basta uma volta sem pressa pelos corredores do Mercado Distrital do Cruzeiro, por exemplo, para o cliente encontrar verdadeiros achados, um produto desconhecido, uma forma peculiar de atendimento. Tudo isso junto torna o lugar ainda mais fantástico.
Selecionamos algumas dicas de lojas por lá para você, durante a próxima visita, não deixar de conhecer. Confira:
REFORMA AGRÁRIA
Entre os produtos mais diferenciados estão a farinha e a raspa extraída buriti, palmeira mais abundante do país, muito encontrada no Cerrado, Pantanal e Amazônia. A primeira pode substituir a farinha de trigo no preparo de pães, bolos e tem um sabor mais azedo. Já a raspa é ingrediente de vitaminas, sucos, além de entrar na receita de tira-gostos e cremes. A loja também oferece o óleo do buriti, que entra na cocção de diversos alimentos. Ele é eficaz ainda na hidratação do cabelo e pele e (acredite!), pode ser usado como protetor solar pois é eficiente na absorção dos raios ultravioleta. Os três produtos são fabricados em Montes Claros, no Norte de Minas, por trabalhadores da agricultura familiar. Podem ser levados para casa por preços a partir de R$ 10
Telefone: 2535-3570 ou 9 9581-3536
LÉO UTILIDADES
A sua panela de pressão estragou? É difícil encontrar lugares que consertem esse importante utensílio da cozinha? Não no Mercado do Cruzeiro. O comerciante Marcos Rocha, proprietário da Léo Utilidades, além de vender esses equipamentos domésticos, oferece o serviço de reparo das peças. Ele tem uma oficina própria, onde faz as manutenções. E como todos nós gostamos de praticidade no dia a dia, não há nada melhor que saber de um lugar que ofereça o combo completo: venda e conserto.
O serviço da loja é considerado tão importante que a própria prefeitura decidiu não fechá-lo no início da pandemia, em março de 2020, quando só as atividades essenciais puderam ficar abertas em BH.
Telefone: 3225-7876 ou 9 8466-0936
PONTO DE VENDA
A loja, especializada em produtos típicos do interior de Minas, como queijos, cachaças, farinhas e doces artesanais, vende também pacotes de feijões, todos com 1Kg, vindos diretamente de Barbacena, na Zona da Mata. Você deve estar se perguntando: o que isso tem de diferente? Além de serem orgânicos, eles já vêm limpos. Os proprietários pagam uma colaboradora só para fazer o serviço de separação dos grãos, o que é um diferencial: poupa o tempo do cliente, que não precisa se preocupar com a higienização em casa. Ficou interessado nessa exclusividade? O telefone da Ponto de Vendas é 3525-8773.
HORTA LINDA
“No comércio se destaca quem pensa nos detalhes”. Essa é a frase de Dona Lilia das Couves, proprietária da Horta Linda. Ela não só vende verduras e legumes, como facilita a vida de quem vai comprar. Se o cliente já quiser levar a couve picada para casa, ela já faz os cortes e embala. O mesmo acontece com a mandioca. Caso o consumidor prefira, pode pedir que D. Lilia descasca. Uma economia no tempo de qualquer dona de casa. Tanto a embalagem da couve picada quanto 1kg de mandioca descascada custam R $5.
Telefone: 3223-3394
ROYAL MERCEARIA
Quem está em busca de queijos nobres, pode encontrá-los nesta mercearia. Uma das linhas vendidas na Royal é a da laticínios Cruzília, empresa do Sul de Minas conhecida por produzir um dos melhores queijos do mundo, entre eles o Azul de Minas, já premiado na Noruega. No casting de estrelas da loja está o queijo de damasco com nozes, mistura de massa de queijo brie, gorgonzola e nozes.
Outra especificidade da casa são os azeites tipicamente mineiros. Um deles, o Serra que chora, produzido em Itanhandu, também no Sul do estado, tem apenas 1% de acidez e se iguala aos tradicionais azeites gregos.
Telefone: 9 9852-0415
A CHURRASQUEIRA
Já pensou em um churrasco só com peixes e frutos do mar? Este não é um cardápio muito convencional, quando pensamos no ‘churras’ do fim de semana, mas para se adequar a diversidade de paladares, essa tradicional casa de carnes do Mercado do Cruzeiro vende o kit ‘Churrasq Fish’. Camarão para molho, bacalhau desfiado, filé de linguado, filé de tilápia e lombo de salmão são alguns dos itens neste ‘banquete mediterrâneo’. Diferente né? Principalmente se a gente pensar que a maioria dos estabelecimentos que conhecemos fazem kits apenas com cortes bovinos e suínos.
Ah: e a loja entrega em domicílio.
Encomendas: 9 8873-8724
ROYAL VINHOS
A loja, que tem em seu catálogo entre 800 a mil rótulos, é a única em Belo Horizonte que trabalha com os vinhos da importadora Decanter, cuja sede fica em Blumenau (SC). Uma visita à Royal Vinhos é como dar a volta ao mundo nos sabores, capaz de encher os olhos de qualquer enófilo. Isso porque a casa oferece marcas de aproximadamente 15 países, entre eles Uruguai, Chile, Estados Unidos, Itália, Portugal e África do Sul, além dos brasileiros. E os preços também são variados. O francês Grand Vin De Chateau Latour, por exemplo, pode ser adquirido pela bagatela de R $27 mil. Obviamente, há apreciadores que pagam por ele!
O SENTIDO DO GOSTO
Se você não quer consumir massas e molhos vendidos em supermercados, muitas vezes industrializados, a dica é dar uma passada nessa loja, que preza pelo artesanal, ou seja, por produtos sem conservantes e com ingredientes naturais. Uma das especialidades é o fettuccine, encontrado em duas versões: tricolor (espinafre, tomate e açafrão) e feito apenas com açafrão. Cada embalagem de 500g custa R $20.
Telefone: 3223-0263 ou 98421-4194
Adicionar Comentários